PJ faz buscas nas Finanças por suspeitas de corrupção. Duas pessoas detidas

(dr) Laura Haanpaa

A Polícia Judiciária está a fazer buscas nas Finanças devido a suspeitas de corrupção. Já foram feitas detenções nesta megaoperação a nível nacional.

Num combate ao crime económico, a Polícia Judiciária está a levar a cabo uma megaoperação a vários departamentos de Finanças por todo o país. As buscas estão a ser feitas pela Unidade de Combate à Corrupção, em articulação com os departamentos de Investigação e Ação Penal.

Segundo avança o Correio da Manhã, representantes da Fazenda Pública estão também a ser alvos de investigação devido a penhoras. A denúncia foi feita pela Autoridade Tributária e Aduaneira às entidades competentes.

As operações já resultaram em duas detenções, nomeadamente de um advogado e de uma funcionária das Finanças. Estão também a ser apreendidos documentos de vários departamentos.

De acordo com a Sábado, o advogado detido pertence à sociedade António Taveira & Associados e é suspeito de corrupção ativa para ato ilícito. A funcionária das Finanças detida estará indicada por corrupção passiva para ato ilícito.

A notícia foi confirmada por uma fonte oficial das Finanças à agência Lusa. “Confirma-se. A situação que dá origem a este procedimento foi objeto de denúncia e comunicação pela AT às entidades competentes”, explicou a fonte.

A SIC Notícias adianta que a maioria das buscas estão a ser efetuadas em Lisboa, mas alastram-se a outros pontos do país.

Num comunicado divulgado, a PJ confirmou que a operação “Duo Facie” mobilizou várias dezenas de elementos da Polícia Judiciária, bem como magistrados judiciais e do Ministério Público, tendo sido realizadas um total de 13 buscas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …

Lei da Nacionalidade. PS deixa cair artigos que motivaram veto de Marcelo

A vice-presidente da bancada socialista Constança Urbano de Sousa disse à agência Lusa que o PS vai "atender plenamente" às objeções que estiveram na origem do veto do Presidente da República à revisão da Lei …

Promulgada lei que prolonga proteção de arrendatários até 31 de dezembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quinta-feira o diploma do Parlamento que prolonga a proteção de arrendatários até 31 de dezembro, por considerar que neste período "é necessária uma especial proteção …

Nuno Melo lança petição para retirar “o que é político” da disciplina de Cidadania

O eurodeputado centrista Nuno Melo lançou uma petição pública que pede a revisão dos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou o seu caráter opcional, numa tentativa de “expurgar” da disciplina “o que é …

Governo "não se pode queixar de falta de empenho da direita"

O presidente do CDS-PP considerou, esta quarta-feira, que o Governo “não se pode queixar de falta de empenho da direita” na construção do Orçamento do Estado, e recusou “especular uma crise artificial” entre os partidos …

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …