PJ suspeita de “saco azul” no Benfica para corrupção no futebol

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

A Polícia Judiciária está a investigar a possibilidade de o Benfica ter um “saco azul” para despesas ocultas, designadamente para eventuais actos de corrupção no universo do futebol. Um dado que surge no âmbito do mais recente processo judicial que envolve o clube da Luz.

Esta investigação envolve suspeitas em torno de 1,8 milhões de euros que saíram das contas do Benfica para empresas em apenas seis meses. A Polícia Judiciária (PJ) suspeita que estes valores se destinaram ao pagamentos de serviços que nunca foram prestados, sendo, deste modo, apenas um esquema para retirar dinheiro do clube.

Em paralelo, as autoridades acreditam que esse dinheiro se destinaria a um “saco azul” que seria usado para efectuar pagamentos não documentados, e possivelmente para actos de corrupção relacionados com o futebol.

O Correio da Manhã adianta que o clube pagou “a testa de ferro falsos serviços informáticos” e que esse montante era depois devolvido “em notas”.

A investigação foi despoletada por um alerta bancário, devido aos elevados montantes creditados a uma das empresas envolvidas.

O alegado esquema de facturação falsa dificilmente poderia passar despercebido aos altos responsáveis do Benfica, aponta o jornal.

O CM confrontou o presidente do Conselho Fiscal do Benfica, João Albino Cordeiro, com a situação, mas não obteve qualquer resposta.

O Benfica já negou qualquer envolvimento ilícito no processo que tem, até ao momento, seis arguidos, três dos quais são empresas do mesmo universo.

Em causa estão os crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal, em mais um caso judicial a envolver a direcção de Luís Filipe Vieira. O Benfica está, neste momento, a ser alvo de várias investigações devido a suspeitas de corrupção no futebol.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …