Alerta bancário desencadeou buscas ao Benfica

Um alerta bancário esteve na origem da investigação que levou às buscas ao clube da Luz e à constituição de seis arguidos.

As suspeitas de crimes fiscais e branqueamento de capitais, que levaram à realização de buscas no Estádio da Luz e à constituição de seis arguidos, tiveram origem num alerta bancário.

Os bancos são obrigados a reportar as operações financeiras que possam ser consideradas suspeitas, segundo a lei de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. Assim, os movimentos de quase 1,9 milhões de euros, com origem da Benfica SAD e na Benfica Estádio SA, para uma empresa de informática e posterior levantamento em numerário ativaram o alerta do banco.

O alerta foi depois dirigido à Unidade de Informática Financeira da Polícia Judiciária e ao Ministério Público, que realizaram as buscas esta terça-feira. Segundo o Jornal de Notícias, o banco terá estranhado o montante creditado ao cliente, acima do volume de negócios habitual.

Depois de as buscas terem sido noticiadas, o Benfica emitiu um comunicado no qual informava que iria avançar com uma queixa-crime por difamação, dado que a investigação sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal visava apenas entidades que prestam serviços ao clube e não a própria instituição.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que, no âmbito de uma investigação que envolve empresas terceiras, foi solicitada e recolhida informação junto dos serviços do clube pelo facto de serem entidades que nos prestam serviços”, lê-se no comunicado.

O clube negou estar a ser investigado “por suspeita de fraude fiscal e branqueamento”, denunciando “uma violação grosseira do segredo de justiça, desvirtuando factos e procurando centrar no Benfica a investigação”.

Pouco tempo depois, a Procuradoria-Geral da República emitiu também um comunicado no qual informava que entr os mandados de busca não domiciliária se incluíam “dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA”.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660,00€, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário”, lê-se.

“Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica”, consta no comunicado da PGR.

As mais recentes suspeitas juntam-se a outras quatro que recaíam sobre o clube: emails, e-toupeira, Lex e aliciamento de jogadores.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. MAIS UM TÍTULO?
    Pioneiro da corrupção sexual de árbitros da UEFA (árbitro Inglês Howard King), Club mais derrotado em finais europeias, derrota mais expressiva das equipes portuguesas na UEFA (massacrado pelo Celta de Vigo por 7 a 0), etc. etc. E agora candidato a mais este título? Será também para compartilhar com a arbitragens? Qualquer dia até muda de nome: passa a chamar-se Sport CALABOTE e Benfica!

RESPONDER

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …