Alerta bancário desencadeou buscas ao Benfica

Um alerta bancário esteve na origem da investigação que levou às buscas ao clube da Luz e à constituição de seis arguidos.

As suspeitas de crimes fiscais e branqueamento de capitais, que levaram à realização de buscas no Estádio da Luz e à constituição de seis arguidos, tiveram origem num alerta bancário.

Os bancos são obrigados a reportar as operações financeiras que possam ser consideradas suspeitas, segundo a lei de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. Assim, os movimentos de quase 1,9 milhões de euros, com origem da Benfica SAD e na Benfica Estádio SA, para uma empresa de informática e posterior levantamento em numerário ativaram o alerta do banco.

O alerta foi depois dirigido à Unidade de Informática Financeira da Polícia Judiciária e ao Ministério Público, que realizaram as buscas esta terça-feira. Segundo o Jornal de Notícias, o banco terá estranhado o montante creditado ao cliente, acima do volume de negócios habitual.

Depois de as buscas terem sido noticiadas, o Benfica emitiu um comunicado no qual informava que iria avançar com uma queixa-crime por difamação, dado que a investigação sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal visava apenas entidades que prestam serviços ao clube e não a própria instituição.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que, no âmbito de uma investigação que envolve empresas terceiras, foi solicitada e recolhida informação junto dos serviços do clube pelo facto de serem entidades que nos prestam serviços”, lê-se no comunicado.

O clube negou estar a ser investigado “por suspeita de fraude fiscal e branqueamento”, denunciando “uma violação grosseira do segredo de justiça, desvirtuando factos e procurando centrar no Benfica a investigação”.

Pouco tempo depois, a Procuradoria-Geral da República emitiu também um comunicado no qual informava que entr os mandados de busca não domiciliária se incluíam “dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA”.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660,00€, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário”, lê-se.

“Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica”, consta no comunicado da PGR.

As mais recentes suspeitas juntam-se a outras quatro que recaíam sobre o clube: emails, e-toupeira, Lex e aliciamento de jogadores.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. MAIS UM TÍTULO?
    Pioneiro da corrupção sexual de árbitros da UEFA (árbitro Inglês Howard King), Club mais derrotado em finais europeias, derrota mais expressiva das equipes portuguesas na UEFA (massacrado pelo Celta de Vigo por 7 a 0), etc. etc. E agora candidato a mais este título? Será também para compartilhar com a arbitragens? Qualquer dia até muda de nome: passa a chamar-se Sport CALABOTE e Benfica!

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …