Benfica alvo de novas buscas. Há mais 6 arguidos

(dr) realestateboutique.pt

Esta terça-feira, o clube da Luz foi alvo de novas buscas por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais, e levaram à constituição de seis arguidos.

Na origem das buscas ao Benfica, realizadas esta terça-feira pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, estiveram suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa deu conta da constituição de seis arguidos, três pessoas singulares e três coletivas, no âmbito do inquérito à investigação aos “crimes de branqueamento e fraude fiscal”, e no âmbito da qual foram “emitidos três mandados de busca domiciliária e cinco não domiciliárias, de entre estes, dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA”.

Segundo o Jornal de Notícias, as autoridades procuram esclarecer vários montantes faturados ao Benfica por diversas empresas. Em suma, a PJ e o MP querem perceber se essas trocas de dinheiro foram motivas por prestações de serviços ou se foram apenas uma forma de justificar a saída de milhões de euros.

As buscas foram confirmadas ao diário pela Procuradoria-Geral da República, que adiantou que no inquérito estão a ser investigados “factos suscetíveis de integrar a prática de crimes de branqueamento de capitais, tendo como ilícito precedente o crime de fraude fiscal”.

Além disso, a PGR confirmou também a “realização das buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa”.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660 euros, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário. Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica”, explicou a PGDL.

A investigação resulta de uma denúncia anónima feita há um ano e está a decorrer numa secção especializada em crimes fiscais e branqueamento de capitais da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

O Jornal de Notícias explica que as suspeitas se adensaram devido aos montantes faturados pelo clube da Luz por, pelo menos, duas empresas. Os responsáveis tentam agora perceber se houve algum desvio de valores e, caso tenha havido, a que é que eles se destinaram.

O diário fala na hipótese de existir um “saco azul”, com verbas que poderão ter sido utilizadas para a realização de pagamentos informais.

Contactado pela imprensa, o clube escusou-se num primeiro momento a comentar “um processo que resulta de uma denúncia anónima e que envolve terceiros”, mas emitiu em seguida um comunicado onde fala de “calúnia grave” e informa que vai avançar com uma queixa-crime por difamação por a investigação sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal visar apenas entidades que prestam serviços ao clube e não a instituição.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que, no âmbito de uma investigação que envolve empresas terceiras, foi solicitada e recolhida informação junto dos serviços do clube pelo facto de serem entidades que nos prestam serviços”, lê-se no comunicado.

O clube da Luz nega estar a ser investigado “por suspeita de fraude fiscal e branqueamento”, denunciando “uma violação grosseira do segredo de justiça, desvirtuando factos e procurando centrar no Benfica a investigação”.

“Por tais razões avançaremos com uma queixa-crime no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) e requereremos que todos os agentes da Polícia Judiciária e todos os magistrados que intervieram nestas diligências colaborem connosco na descoberta da identidade destes criminosos por tendência”, adianta o clube.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E com este corrupto os sócios nem reclamam… Já devia ter sido, pelo menos, expulso do futebol e de tudo o que diga respeito a desporto.

  2. É vergonhoso o que está acontecer ao SLB. Esta direcção já à muito que deveria ter pedido a demissão até que se apurasse toda a verdade. Estão calados como ratos e a deixar que uma instituição com o Benfica seja enxovalhada na praça pública. São notícias e casos a mais e um silêncio enorme, os sócios têm de fazer alguma coisa…

  3. Mais uma touperice… São umas atrás das outras, mais vale à PJ montar um gabinete na porta 18. O benfica já parece um queijo suíço com tanto buraco que lhe é descoberto, buracos a cheirar a corrupção e trafulhice por todos os lados. O pântano é tal, que descer para a 2a divisão neste momento já parece um mal menor.

  4. O engraçado e q no norte os tribunais e demais nc conseguem nem fz buscas nem condenar ng do fcp
    Mas no sul e td as semanas a pj a fz buscas ao slb por isto e por aquilo q dp n da em nd
    ja do outro ld da rua com tt gente presa afeta ao scp nd demais acontece senao o normal de 1 investigaçao em q sao td culpados mas ng e julgado
    DA Q PENSAR OU N

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …