Benfica alvo de novas buscas. Há mais 6 arguidos

(dr) realestateboutique.pt

Esta terça-feira, o clube da Luz foi alvo de novas buscas por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais, e levaram à constituição de seis arguidos.

Na origem das buscas ao Benfica, realizadas esta terça-feira pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, estiveram suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa deu conta da constituição de seis arguidos, três pessoas singulares e três coletivas, no âmbito do inquérito à investigação aos “crimes de branqueamento e fraude fiscal”, e no âmbito da qual foram “emitidos três mandados de busca domiciliária e cinco não domiciliárias, de entre estes, dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA”.

Segundo o Jornal de Notícias, as autoridades procuram esclarecer vários montantes faturados ao Benfica por diversas empresas. Em suma, a PJ e o MP querem perceber se essas trocas de dinheiro foram motivas por prestações de serviços ou se foram apenas uma forma de justificar a saída de milhões de euros.

As buscas foram confirmadas ao diário pela Procuradoria-Geral da República, que adiantou que no inquérito estão a ser investigados “factos suscetíveis de integrar a prática de crimes de branqueamento de capitais, tendo como ilícito precedente o crime de fraude fiscal”.

Além disso, a PGR confirmou também a “realização das buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa”.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660 euros, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário. Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica”, explicou a PGDL.

A investigação resulta de uma denúncia anónima feita há um ano e está a decorrer numa secção especializada em crimes fiscais e branqueamento de capitais da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

O Jornal de Notícias explica que as suspeitas se adensaram devido aos montantes faturados pelo clube da Luz por, pelo menos, duas empresas. Os responsáveis tentam agora perceber se houve algum desvio de valores e, caso tenha havido, a que é que eles se destinaram.

O diário fala na hipótese de existir um “saco azul”, com verbas que poderão ter sido utilizadas para a realização de pagamentos informais.

Contactado pela imprensa, o clube escusou-se num primeiro momento a comentar “um processo que resulta de uma denúncia anónima e que envolve terceiros”, mas emitiu em seguida um comunicado onde fala de “calúnia grave” e informa que vai avançar com uma queixa-crime por difamação por a investigação sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal visar apenas entidades que prestam serviços ao clube e não a instituição.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que, no âmbito de uma investigação que envolve empresas terceiras, foi solicitada e recolhida informação junto dos serviços do clube pelo facto de serem entidades que nos prestam serviços”, lê-se no comunicado.

O clube da Luz nega estar a ser investigado “por suspeita de fraude fiscal e branqueamento”, denunciando “uma violação grosseira do segredo de justiça, desvirtuando factos e procurando centrar no Benfica a investigação”.

“Por tais razões avançaremos com uma queixa-crime no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) e requereremos que todos os agentes da Polícia Judiciária e todos os magistrados que intervieram nestas diligências colaborem connosco na descoberta da identidade destes criminosos por tendência”, adianta o clube.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E com este corrupto os sócios nem reclamam… Já devia ter sido, pelo menos, expulso do futebol e de tudo o que diga respeito a desporto.

  2. É vergonhoso o que está acontecer ao SLB. Esta direcção já à muito que deveria ter pedido a demissão até que se apurasse toda a verdade. Estão calados como ratos e a deixar que uma instituição com o Benfica seja enxovalhada na praça pública. São notícias e casos a mais e um silêncio enorme, os sócios têm de fazer alguma coisa…

  3. Mais uma touperice… São umas atrás das outras, mais vale à PJ montar um gabinete na porta 18. O benfica já parece um queijo suíço com tanto buraco que lhe é descoberto, buracos a cheirar a corrupção e trafulhice por todos os lados. O pântano é tal, que descer para a 2a divisão neste momento já parece um mal menor.

  4. O engraçado e q no norte os tribunais e demais nc conseguem nem fz buscas nem condenar ng do fcp
    Mas no sul e td as semanas a pj a fz buscas ao slb por isto e por aquilo q dp n da em nd
    ja do outro ld da rua com tt gente presa afeta ao scp nd demais acontece senao o normal de 1 investigaçao em q sao td culpados mas ng e julgado
    DA Q PENSAR OU N

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …