Benfica alvo de novas buscas. Há mais 6 arguidos

(dr) realestateboutique.pt

Esta terça-feira, o clube da Luz foi alvo de novas buscas por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais, e levaram à constituição de seis arguidos.

Na origem das buscas ao Benfica, realizadas esta terça-feira pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público, estiveram suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa deu conta da constituição de seis arguidos, três pessoas singulares e três coletivas, no âmbito do inquérito à investigação aos “crimes de branqueamento e fraude fiscal”, e no âmbito da qual foram “emitidos três mandados de busca domiciliária e cinco não domiciliárias, de entre estes, dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA”.

Segundo o Jornal de Notícias, as autoridades procuram esclarecer vários montantes faturados ao Benfica por diversas empresas. Em suma, a PJ e o MP querem perceber se essas trocas de dinheiro foram motivas por prestações de serviços ou se foram apenas uma forma de justificar a saída de milhões de euros.

As buscas foram confirmadas ao diário pela Procuradoria-Geral da República, que adiantou que no inquérito estão a ser investigados “factos suscetíveis de integrar a prática de crimes de branqueamento de capitais, tendo como ilícito precedente o crime de fraude fiscal”.

Além disso, a PGR confirmou também a “realização das buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa”.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660 euros, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário. Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica”, explicou a PGDL.

A investigação resulta de uma denúncia anónima feita há um ano e está a decorrer numa secção especializada em crimes fiscais e branqueamento de capitais da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

O Jornal de Notícias explica que as suspeitas se adensaram devido aos montantes faturados pelo clube da Luz por, pelo menos, duas empresas. Os responsáveis tentam agora perceber se houve algum desvio de valores e, caso tenha havido, a que é que eles se destinaram.

O diário fala na hipótese de existir um “saco azul”, com verbas que poderão ter sido utilizadas para a realização de pagamentos informais.

Contactado pela imprensa, o clube escusou-se num primeiro momento a comentar “um processo que resulta de uma denúncia anónima e que envolve terceiros”, mas emitiu em seguida um comunicado onde fala de “calúnia grave” e informa que vai avançar com uma queixa-crime por difamação por a investigação sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal visar apenas entidades que prestam serviços ao clube e não a instituição.

“O Sport Lisboa e Benfica confirma que, no âmbito de uma investigação que envolve empresas terceiras, foi solicitada e recolhida informação junto dos serviços do clube pelo facto de serem entidades que nos prestam serviços”, lê-se no comunicado.

O clube da Luz nega estar a ser investigado “por suspeita de fraude fiscal e branqueamento”, denunciando “uma violação grosseira do segredo de justiça, desvirtuando factos e procurando centrar no Benfica a investigação”.

“Por tais razões avançaremos com uma queixa-crime no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) e requereremos que todos os agentes da Polícia Judiciária e todos os magistrados que intervieram nestas diligências colaborem connosco na descoberta da identidade destes criminosos por tendência”, adianta o clube.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E com este corrupto os sócios nem reclamam… Já devia ter sido, pelo menos, expulso do futebol e de tudo o que diga respeito a desporto.

  2. É vergonhoso o que está acontecer ao SLB. Esta direcção já à muito que deveria ter pedido a demissão até que se apurasse toda a verdade. Estão calados como ratos e a deixar que uma instituição com o Benfica seja enxovalhada na praça pública. São notícias e casos a mais e um silêncio enorme, os sócios têm de fazer alguma coisa…

  3. Mais uma touperice… São umas atrás das outras, mais vale à PJ montar um gabinete na porta 18. O benfica já parece um queijo suíço com tanto buraco que lhe é descoberto, buracos a cheirar a corrupção e trafulhice por todos os lados. O pântano é tal, que descer para a 2a divisão neste momento já parece um mal menor.

  4. O engraçado e q no norte os tribunais e demais nc conseguem nem fz buscas nem condenar ng do fcp
    Mas no sul e td as semanas a pj a fz buscas ao slb por isto e por aquilo q dp n da em nd
    ja do outro ld da rua com tt gente presa afeta ao scp nd demais acontece senao o normal de 1 investigaçao em q sao td culpados mas ng e julgado
    DA Q PENSAR OU N

RESPONDER

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …

O fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …