O segredo da “pizza perfeita” foi desvendado

SXC

Se gostava de comer a pizza mais perfeita do mundo tem duas opções: ou viaja para Itália ou resolve uma longa equação termodinâmica para simular a saborosa pizza italiana no forno elétrico (e modesto) lá de casa.

No mais recente estudo, publicado no arXiv, dois físicos e um antropólogo alimentar recordam em conjunto as pizzas cientificamente inatacáveis que provaram enquanto trabalhavam em Roma, na Itália.

A famosa pizza Margherita, com as cores da bandeira italiana, preparada e assada no forte diante dos seus olhos por um pizzaiolo, apaixonava-os.

Em apenas dois minutos, Andrey Varlamov, do Instituto de Supercondutores Óxidos e Outros Materiais Inovadores, Andreas Glatz, da Northern Illinois University, e Sergio Grasso, um autor e cineasta baseado em Roma, observavam os artesãos da pizza a transformarem os discos pastosos em autênticas tortas douradas repletas de bolhas de ar.

Mas que segredo esconde esta maravilha da culinária? Segundo um pizzaiolo, o segredo está na física do forno de tijolos. Com a lenha a queimar num canto do forno, o calor irradia uniformemente através das paredes curvas e do chão de pedra do forno, garantindo assim que toda a pizza cozinha de igual forma por todos os lados.

Desta forma, os autores escreveram que, sob condições ideias, uma única pizza Margherita poderia ser cozinhada na perfeição em apenas dois minutos, num forno de tijolos aquecido a 330 graus Celsius.

Quando as coberturas adicionais requerem tempo adicional de cozedura, alguns pizzaiolos podem levantar a pizza com uma espátula de madeira ou alumínio durante cerca de 30 segundos ou mais “para expor a pizza apenas à irradiação”, evitando um fundo tostado.

Mas se não tem em casa um forno de tijolos, não desespere. Os autores do estudo explicaram como fazer a pizza perfeita num simples e modesto forno elétrico. Para isso, é necessário apenas um elemento extra: a física.

Se está a pensar cozinhar a sua pizza num forno elétrico, o mais provável é que esta espécie de torta salgada repouse numa bandeja de metal ou numa assadeira. Como a condutividade térmica do metal é significativamente mais poderosa do que a do tijolo, a parte inferior da pizza absorverá o calor muito mais rapidamente do que o resto da pizza.

Assim, se decidir cozinhar a sua pizza num forno elétrico, respeitando os dois minutos a 330 graus Celsius, o resultado final será uma pizza de carvão.

Através de uma equação termodinâmica, a equação #13 que surge explicada no artigo científico, os autores determinaram que uma pizza cozida num modesto forno elétrico poderia encontrar condições similares a um forno de tijolos romano se reduzíssemos a temperatura para 230 graus Celsius. O tempo, esse, seria de apenas 170 segundos.

Certamente que o resultado final da sua pizza caseira nunca alcançará a perfeição de uma pizza italiana, mas a física pode ser a sua aliada e ajudá-lo a dar um passo na direção certa.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que reportagem mais meia boca, não explica nada e não ajudou em nada, so informou que as pizzas italinas são excelentes, e isso é fácil de saber, são feitas com muito esmero;
    Continuo sem poder fazer pizza descente no forno convencional;

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …