“Completamente intocada”. Há uma piscina natural nunca vista por humanos numa caverna do Novo México

Uma impressionante piscina natural foi encontrada a cerca de 200 metros de profundidade no Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, no estado norte-americano do Novo México.

“A piscina subterrânea, localizada na caverna de Lechuguilla, parece estar completamente intocada”, escreveu o geocientista Max Wisshak que liderou a expedição que encontrou o lago em outubro de 2019 na página do parque nacional no Facebook.

Wisshak liderou a expedição em outubro de 2019, ao lado de uma equipa de exploradores especializados que receberam uma permissão especial para explorar além de um corpo de água conhecido como “Lago do Céu Líquido”, que foi descoberto em 1993.



De acordo com os investigadores, o local, a 213 metros de profundidade numa das cavernas do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, nunca foi visitado pelo homem e a sua água é azul esbranquiçada.

Wisshak acrescenta que o corpo de água é revestido por pequenas estalactites que possivelmente correspondem ao que os cientistas chamam de “dedos da piscina”, que podem ser “colónias bacterianas que evoluíram sem nenhuma presença humana”.

“A exploração de cavernas às vezes produz vistas maravilhosas”, acrescentou Wisshak, que publicou uma fotografia da piscina, um pequeno lago azul leitoso de água numa rocha branca.

Exploration in caves sometimes yields small, yet wondrous sights. This cave pool, found in Lechuguilla Cave, appears to…

Publicado por Carlsbad Caverns National Park em Domingo, 31 de maio de 2020

O especialista adiantou ainda que a equipa de investigadores “tomou precauções especiais para garantir que os contaminantes não fossem introduzidos nesses corpos de água”.

“Este lago está isolado há centenas de milhares de anos e nunca havia visto luz antes daquele dia”, disse Rodney Horrocks, chefe de Recursos Naturais e Culturais do Parque Nacional Carlsbad Cavern, em declarações à imprensa local.

Sem o contacto com humanos, o local poderá fornecer muita informação científica importante, já que a sua água está relativamente livre de contaminação, além de possivelmente ter microrganismos que vivem apenas em piscinas naturais como a encontrada.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com acordo ou sem acordo a palavra CONTACTO não perde o “c”. Não está fácil lutar contra esta porcaria de acordo.

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …