/

“Completamente intocada”. Há uma piscina natural nunca vista por humanos numa caverna do Novo México

2

Uma impressionante piscina natural foi encontrada a cerca de 200 metros de profundidade no Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, no estado norte-americano do Novo México.

“A piscina subterrânea, localizada na caverna de Lechuguilla, parece estar completamente intocada”, escreveu o geocientista Max Wisshak que liderou a expedição que encontrou o lago em outubro de 2019 na página do parque nacional no Facebook.

Wisshak liderou a expedição em outubro de 2019, ao lado de uma equipa de exploradores especializados que receberam uma permissão especial para explorar além de um corpo de água conhecido como “Lago do Céu Líquido”, que foi descoberto em 1993.

De acordo com os investigadores, o local, a 213 metros de profundidade numa das cavernas do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, nunca foi visitado pelo homem e a sua água é azul esbranquiçada.

Wisshak acrescenta que o corpo de água é revestido por pequenas estalactites que possivelmente correspondem ao que os cientistas chamam de “dedos da piscina”, que podem ser “colónias bacterianas que evoluíram sem nenhuma presença humana”.

“A exploração de cavernas às vezes produz vistas maravilhosas”, acrescentou Wisshak, que publicou uma fotografia da piscina, um pequeno lago azul leitoso de água numa rocha branca.

Exploration in caves sometimes yields small, yet wondrous sights. This cave pool, found in Lechuguilla Cave, appears to…

Publicado por Carlsbad Caverns National Park em Domingo, 31 de maio de 2020

O especialista adiantou ainda que a equipa de investigadores “tomou precauções especiais para garantir que os contaminantes não fossem introduzidos nesses corpos de água”.

“Este lago está isolado há centenas de milhares de anos e nunca havia visto luz antes daquele dia”, disse Rodney Horrocks, chefe de Recursos Naturais e Culturais do Parque Nacional Carlsbad Cavern, em declarações à imprensa local.

Sem o contacto com humanos, o local poderá fornecer muita informação científica importante, já que a sua água está relativamente livre de contaminação, além de possivelmente ter microrganismos que vivem apenas em piscinas naturais como a encontrada.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.