Piratas informáticos de Pyongyang podem estar por trás do ciberataque

Funcionários dos serviços de informações dos EUA e especialistas do setor privado suspeitam que piratas informáticos de Pyongyang estão por trás do ciberataque mundial que ocorreu esta sexta-feira e que afetou cerca de 300 mil computadores.

Ao analisar uma versão do vírus WannaCry, a empresa de segurança informática Symantec identificou vários códigos do ataque ao banco central do Bangladesh, em 2016, a bancos polacos no início do ano ou à Sony Pictures Entertainment em retaliação pelo filme “The Interview”, uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Todos estes ciberataques foram atribuídos ao Grupo Lazarus, que opera a partir da China a mando da Coreia do Norte – e pode ser o responsável pelo recente ataque informático já que, segundo especialistas, os registos de horários no código do WannaCry estão ajustados de acordo com o fuso horário chinês.

O vírus WannaCry propaga-se aproveitando uma vulnerabilidade do sistema operativo da Microsoft, detetada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, cujos dados foram roubados em abril por piratas informáticos.

Assim, os atacantes limitam ou impedem aos utilizadores o acesso ao computador, exigindo 300 dólares para devolver o controlo ao utilizador – um tipo de ataque conhecido como ransomware.

Entre as organizações atingidas pelo ciberataque encontram-se grandes empresas, como a FedEx, Telefónica, Renault, a operadora portuguesa Portugal Telecom, e órgãos governamentais como o Ministério do Interior russo e o sistema de saúde britânico, NHS.

O ataque informático foi travado pelo britânico Marcus Hutchins, um especialista em segurança informática que trabalha a partir do seu quarto em Ilfracombe, uma pequena cidade costeira inglesa.

O jovem de 22 anos foi o mais rápido a descobrir o “kill switch” que controlou o WannaCry e disse que descobriu como anular o vírus quando, ao analisar uma amostra do seu código, reparou que estava associado a um endereço desconhecido na internet.

Hutchins registou-se logo no domínio, algo que faz regularmente quando investiga e tenta travar ciberataques, e percebeu que isso parava imediatamente a propagação do vírus.

Centro Nacional de Cibersegurança desativou o estado de alerta

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desativou o estado de alerta três dias depois do ciberataque que não chegou a atingiu qualquer organismo da administração pública. Em declarações à Lusa, Pedro Veiga, coordenador CNCS, disse que “numa avaliação preliminar dentro da administração pública, os mecanismos estavam preparados“.

O responsável adiantou que o centro pediu relatórios com descrições mais pormenorizadas a todos os organismos da administração pública, desde ministérios, universidades, a direções-gerais, entre outros.

Pedro Veiga explicou também que o Centro Nacional de Cibersegurança distribuiu ao Ministério da Modernização Administrativa recomendações sobre os cuidados a ter na abertura de correio eletrónico.

“Porém, houve alguns ministérios que decidiram restringir a utilização de e-mails“, disse o responsável, sublinhando que não se tratou de nenhuma orientação transmitida pelo centro.

O coordenador do centro ressalvou que o ciberataque mundial ocorreu numa sexta-feira, na qual o Governo decretou tolerância de ponto para a função pública devido à visita do papa a Fátima, o que poderá ter evitado uma situação mais grave.

Hackers roubaram filme da Disney e exigem resgate

Para além do ataque internacional, o administrador-delegado da Disney, Bob Iger, admitiu esta terça-feira que um grupo de piratas informáticos roubou um filme inédito do estúdio e exige um resgate para o não divulgar na Internet.

Iger não revelou mais detalhes sobre o filme que terá sido roubado, mas afirmou que a empresa não vai pagar aos hackers que ameaçaram difundir partes do filme.

Ainda não se sabe se este roubo está relacionado com o ataque ransomware, mas é semelhante ao ataque sofrido pela Netflix há umas semanas, com a série “Orange Is The New Black”, cuja quinta temporada, que vai estrear em junho, foi divulgada na Internet por um pirata informático que exigia um pagamento para não revelar os novos episódios.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …