Miguel Pinto Luz alvo de queixa no Ministério Público

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Pinto Luz

Um vereador da CDU da autarquia de Cascais apresentou uma queixa ao Ministério Público devido ao contrato feito entre a Cascais Próxima e a agência de comunicação Nextpower.

Segundo o semanário Expresso, o vereador da CDU da Câmara Municipal de Cascais, Clemente Alves, apresentou uma queixa ao Ministério Público a solicitar a investigação de um contrato feito entre a empresa municipal Cascais Próxima e a agência de comunicação Nextpower, durante a campanha de Miguel Pinto Luz à liderança do PSD.

Em causa está a alegada utilização de recursos públicos para suportar as despesas de campanha do vice-presidente da Câmara de Cascais, algo que tanto Pinto Luz como a autarquia negam.

No passado dia 11, o mesmo jornal noticiou que a Nextpower, que assegura a comunicação e assessoria do ex-candidato à liderança do PSD, assinou um contrato de 75 mil euros com a Cascais Próxima, a 27 de dezembro de 2019.

Para além deste, segundo o Expresso, existem mais 11 contratos celebrados entre a agência e empresas do universo desta autarquia. No total, em nove anos, a NextPower ganhou mais de dois milhões de euros em 50 contratos públicos.

Em declarações ao semanário, Pinto Luz desmente todas as acusações e garante que pagou todas as despesas de campanha do próprio bolso e através de donativos de outros militantes.

O vice da Câmara de Cascais enviou até uma cópia de uma fatura de 5043 euros passada em nome da NextPower por serviços de assessoria de imprensa, com data de 31 de dezembro de 2019, assim como uma cópia de um talão de multibanco referente a uma transferência bancária no mesmo valor para a conta da empresa, realizada a 20 de janeiro.

O Presidente da autarquia, Carlos Carreiras, assume, por sua vez, que desconhecia o contrato e que deu “instruções imediatas para que o mesmo fosse anulado“.

Na queixa que fez chegar ao MP, o vereador da CDU alega também que a candidatura de Pinto Luz e a NextPower terão usado o contrato com a Cascais Próxima para contactar vários militantes do PSD através de serviços de telemarketing. Mauro Xavier, diretor de campanha de Pinto Luz, também desmente essas alegações.

Alexandre Luz, diretor-geral da NextPower, afirma que o trabalho que realizaram para a candidatura do social-democrata “foi devidamente faturado e já foi pago”. “É falso que tenhamos prestado serviços à campanha ao abrigo de qualquer outro contrato”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …