Miguel Pinto Luz alvo de queixa no Ministério Público

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Pinto Luz

Um vereador da CDU da autarquia de Cascais apresentou uma queixa ao Ministério Público devido ao contrato feito entre a Cascais Próxima e a agência de comunicação Nextpower.

Segundo o semanário Expresso, o vereador da CDU da Câmara Municipal de Cascais, Clemente Alves, apresentou uma queixa ao Ministério Público a solicitar a investigação de um contrato feito entre a empresa municipal Cascais Próxima e a agência de comunicação Nextpower, durante a campanha de Miguel Pinto Luz à liderança do PSD.

Em causa está a alegada utilização de recursos públicos para suportar as despesas de campanha do vice-presidente da Câmara de Cascais, algo que tanto Pinto Luz como a autarquia negam.

No passado dia 11, o mesmo jornal noticiou que a Nextpower, que assegura a comunicação e assessoria do ex-candidato à liderança do PSD, assinou um contrato de 75 mil euros com a Cascais Próxima, a 27 de dezembro de 2019.

Para além deste, segundo o Expresso, existem mais 11 contratos celebrados entre a agência e empresas do universo desta autarquia. No total, em nove anos, a NextPower ganhou mais de dois milhões de euros em 50 contratos públicos.

Em declarações ao semanário, Pinto Luz desmente todas as acusações e garante que pagou todas as despesas de campanha do próprio bolso e através de donativos de outros militantes.

O vice da Câmara de Cascais enviou até uma cópia de uma fatura de 5043 euros passada em nome da NextPower por serviços de assessoria de imprensa, com data de 31 de dezembro de 2019, assim como uma cópia de um talão de multibanco referente a uma transferência bancária no mesmo valor para a conta da empresa, realizada a 20 de janeiro.

O Presidente da autarquia, Carlos Carreiras, assume, por sua vez, que desconhecia o contrato e que deu “instruções imediatas para que o mesmo fosse anulado“.

Na queixa que fez chegar ao MP, o vereador da CDU alega também que a candidatura de Pinto Luz e a NextPower terão usado o contrato com a Cascais Próxima para contactar vários militantes do PSD através de serviços de telemarketing. Mauro Xavier, diretor de campanha de Pinto Luz, também desmente essas alegações.

Alexandre Luz, diretor-geral da NextPower, afirma que o trabalho que realizaram para a candidatura do social-democrata “foi devidamente faturado e já foi pago”. “É falso que tenhamos prestado serviços à campanha ao abrigo de qualquer outro contrato”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.