“Falta de coerência”. Pinto Luz critica Rio por indicar marido de deputada para Conselho Superior do MP

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Pinto Luz apresenta campanha à liderança do PSD

O candidato à presidência do PSD Miguel Pinto Luz acusou de incoerência o atual líder, Rui Rio, por ter indicado o advogado Rui Silva Leal, marido da deputada Mónica Quintela, para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

“Vejo essa posição como uma falta de coerência, e nós não podemos defender uma coisa à segunda-feira e depois defender outra à terça ou à quarta”, disse o candidato em declarações à agência Lusa, notando que “isso é sinalizador também de um grande divórcio entre os eleitos e os eleitores”.

Miguel Pinto Luz comentava a decisão de Rui Rio ter indicado para o CSMP o advogado Rui Silva Leal, marido da deputada e porta-voz do PSD para a área da Justiça, Mónica Quintela.

“Nós não podemos atacar o Governo do Partido Socialista à segunda-feira, porque faz nomeações pouco claras de vários elementos e vários familiares, e depois à quarta-feira nomearmos alguém com todo o valor, não é nada disso que está em causa, nomearmos alguém que tem uma relação familiar muito próxima com um membro da Comissão Política Permanente do PSD”, assinalou.

Questionado sobre se partilha da posição do seu opositor, Luís Montenegro, que considerou que “não faz sentido que uma direção” que “está de saída, escolher pessoas [para aqueles órgãos] quando tem mais um mês de trabalho político”, Miguel Pinto Luz salientou que “isso não tem qualquer comentário”.

“O presidente do partido está a exercer o seu mandato, e exercerá até ao fim, até ser nomeado um novo presidente do partido”, advogou.

Além do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, são candidatos à liderança do PSD o atual presidente Rui Rio e o antigo líder da bancada parlamentar do partido Luís Montenegro. As eleições diretas para escolher o próximo presidente social-democrata realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e o Congresso entre 7 e 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Rui Rio então criticou tanto o PS por fazer nomeações de familiares e o senhor faz precisamente o mesmo, ou seja se tivesse no governo fazia o mesmo que faz o PS, depois ainda quer que os portugueses acreditem e confiem nos políticos, o senhor não passa de um cata vento critica quando lhe convém mas não é diferente nem dos seus antecessores nem do PS são farinha do mesmo saco no governo não fazem grande diferença só mudam é o nome as coisas, como o Passos cortava o Costa mudou o nome e em vez de corte chama-lhe cativações.

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …