Manuel Pinho legalizou 2,7 milhões de euros através do perdão fiscal

José Sena Goulão / Lusa

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária (RERT), durante o Governo PSD/CDS de Pedro Passos Coelho, para legalizar mais de 2,7 milhões de euros.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta quarta-feira, o antigo ministro terá legalizado mais de 2,7 milhões que estavam depositados em contas bancárias de sociedades offshore, na Suíça, desde o final de 2010.

Segundo a declaração de adesão de Manuel Pinho ao RERT III que o Banco de Portugal enviou ao Ministério Público, o economista e a mulher, Alexandra Fonseca Pinho, eram os beneficiários destas offshores. O Ministério Público pretende apurar se o ex-ministro transferiu o montante em causa para Portugal.



Para legalizar este valor, Manuel Pinho pagou uma taxa de IRS de 7,5%, pagando de imposto cerca de 204 mi euros, de acordo com os autos do caso EDP a que o matutino teve acesso. Os mesmos documentos revelam que os mais de 2,7 milhões de estavam depositados em contas da Tartaruga Foundation, sediada no Panamá, e da Mandalay Asset Management, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

Na conta da Tartaruga Foundation no Banque Privée Espírito Santo (BPES), o antigo banco do Grupo Espírito Santo (GES) que se encontra em liquidação, estavam depositados mais de 1,6 milhões de euros e na conta da Mandalay no Deutsch Bank estava depositada uma verba superior a 1,1 milhões de euros, revela ainda o diário.

Já em setembro, o Ministério Público suspeitava que Pinho tinha recorrido aos programas de perdão fiscal para legalizar dinheiro pago pelo BES.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Iste País da Comunada Democratica Socialista / Marxista é um Bando de Pirtas e um Covil de Ratazanas.
    Sò sabem rouba e trafulhar

RESPONDER

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …