/

Nova pílula contracetiva masculina testada nos Estados Unidos

Uma nova pílula contracetiva masculina foi testada em homens saudáveis por investigadores norte-americanos e revelou poder ser uma maneira de diminuir a produção de espermatozoides sem afetar a libido.

Os resultados da primeira fase do estudo sobre o medicamento, testado em 40 homens saudáveis, foram esta segunda-feira apresentados no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, que decorre em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

“Os nossos resultados sugerem que este comprimido, que combina duas atividades hormonais numa só, diminui a produção de espermatozoides mantendo a libido”, afirmou uma das investigadoras, Christina Wang, do Instituto de Investigação Biomédica de Los Angeles, na Califórnia.

O contracetivo oral masculino chama-se 11-beta-MNTDC e consiste em testosterona modificada que combina as ações de uma hormona masculina, o androgénio, e a progesterona. “O objetivo é encontrar o composto com menos efeitos secundários e mais eficaz”, disse a investigadora.

“O anticoncecional masculino hormonal seguro e reversível deve estar disponível em dez anos”, disse Wang, citada pelo portal Science Alert.

A mesma equipa de investigação está também a testar outro anticoncecional oral, um “composto-irmão” conhecido como DMAU. O objetivo passa por encontrar a fórmula “com menos efeitos colaterais e mais efetividade”, segundo adiantou Stephanie Page, professora de medicina da Universidade de Washington.

Apesar de o avanço o caminho que se avizinha é ainda longo: “Este estudo é muito curto e precisamos de três meses ou mais para parar a produção de espermatozoides”, ressalvou Wang. “Tudo o que mostramos é que [a pílula] desliga as hormónios que controlam a função dos testículo”, rematou a cientista.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.