A pílula masculina chegará no espaço de uma década

Dentro de uma década, evitar uma gravidez não desejada poderá ficar a cargo do homem. Por outro lado, a mulher tem vindo a optar cada vez mais por métodos alternativos à pílula contracetiva.

Foi há quase sessenta anos que a pílula contracetiva chegou, revolucionando as relações sexuais. Mais de meio século depois, pode estar à vista uma outra mudança.

De acordo com a Visão, há finalmente uma versão masculina da pílula contracetiva, com características de segurança e eficácia que lhe permitirão ser aprovada e utilizada pela maioria dos homens.

A ginecologista Teresa Bombas, presidente da Sociedade Portuguesa de Contraceção, avançou que “um consórcio internacional está determinado a desenvolver um contracetivo hormonal masculino, no espaço de uma década“.

O preservativo é, até hoje, o único método contracetivo masculino reversível (a vasectomia, por exemplo, não é). Mas já há algumas alternativas em adiantada fase de desenvolvimento.

O que está mais avançado – com previsão de chegada ao mercado em 2020 – é o Vasogel, uma substância que se injeta nos tubos que transportam o esperma, bloqueando-o. O efeito da injeção, dada com anestesia local, pode durar até quatro anos. Para cancelar o seu efeito, basta outra injeção, com um produto que destrói o Vasogel.

O grande desafio tem sido encontrar um medicamento que tenha uma concentração hormonal suficiente para suprimir a produção de espermatozóides, sem provocar efeitos secundários muito relevantes, nomeadamente ao nível cardiovascular.

“É preciso que haja interesse em desenvolver estes produtos. Mas não há dúvida de que se trata de uma questão de igualdade de género, de dar o mesmo poder, de decidir relativamente a uma gravidez, ao homem e à mulher”, opina a médica.

Enquanto isso, a oferta de contraceção feminina não pára, sendo que hoje em dia há uma tendência crescente das mulheres em optarem por métodos que não exigem toma diária. Exemplo disso é o anel vaginal, de utilização mensal, o adesivo transdérmico, os implantes sub-cutâneos ou os dispositivos intra-uterinos.

Teresa Bombas considera todas estas opções muito vantajosas porque “é preciso adaptar a contraceção às várias fases da vida”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tomar hormonas sintéticas ,que alteram o natural desenvolvimento natural feminino ! ok da muito jeito a sociedade e uma industria bilionária mundial, um dia a verdade vira a cima ,como foi o tabaco,os combustíveis com chumbo e muitos outros que no passado eram ditos inofensivos

RESPONDER

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …