Pilotos portugueses querem acabar com regra das duas pessoas no cockpit

-

A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea pretende que o governo acabe com a medida que anunciou há cerca de um mês, depois da queda do avião da Germwings nos Alpes, e que obriga à permanência constante de dois elementos no cockpit.

Uma pretensão divulgada pelo presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), Miguel Silveira, em declarações à TSF.

A medida obriga a que, na ausência de um dos pilotos do avião do cockpit, para, por exemplo, satisfazer necessidades fisiológicas, este seja substituído por um dos elementos da tripulação.

Ora, de acordo com o presidente da APPLA os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave.

Ideia refutada pelo presidente da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, Vasco Cipreste, que garante que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

O representante dos pilotos considera, contudo, que a melhor forma de lidar com este caso é encontrar uma via tecnológica que permita a abertura da porta do cockpit do exterior.

A medida de permanência constante de duas pessoas no cockpit foi anunciada pelo governo depois de no passado dia 24 de março um acidente nos Alpes ter vitimado 150 pessoas.

O acidente terá sido deliberadamente provocado pelo co-piloto do avião da Germanwings, que despenhou a aeronave quando o piloto se ausentou para ir à casa de banho.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Resolvam lá questão de vez.Não me obriguem a ter que viajar de burro,ao gosto do senhor Medina Carreira.

  2. Os pilotos da TAP andam mas é a ver se acabam de vez com a empresa… Estão contra tudo e só aparecem para complicar. Se não fossem tão privilegiados como já são talvez se preocupassem mais em trabalhar e menos em falar.
    Como passageiro estou 100% de acordo com a Lei que impõe duas pessoas no cockpit.

  3. Pois eu acho que estão a fazer um excelente trabalho, acabem lá de vez com a Tap, que custa uma fortuna aos milhões de contribuintes , para beneficio de meia dúzia, já vai sendo tempo de pessoas com ordenados miseráveis, terem que sustentar mordomias principescas destas empresas que tem servido para acoitar os boys de esquerdas e direitas

    • Ó Zé, sabes que o estado (logo, os contribuintes) não pode injetar dinheiro na TAP, e que esta medida já existe há uns quantos muitos anos e foi imposta pela UE a todos os governos e a todas as companhias aéreas europeias? Vai estudar Zé, não digas asneiras.

  4. Os pilotos têm razão quando dizem que “os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave”.

    O presidente da APPLA também quando diz que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

    Logo, esta noticia não tem qualquer sentido. Eu não sei pilotar um avião mas estou treinado para estar num cockpit!

    Nenhum piloto quer dar cabo da empresa, caso contrário estaria a dar cabo do seu posto de trabalho. Quem quer dar cabo da empresa serão outros!

  5. Da mesma maneira que os aviões continuam a ser desviados, apesar de todas as medidas que têm sido tomadas nos aeroportos, o mesmo se passará quando um piloto quiser deitar abaixo um avião. Com a porta aberta ou fechada. É só ele querer.
    Quem é tripulante de avião sabe isso muito bem.

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …