Pilotos portugueses querem acabar com regra das duas pessoas no cockpit

-

A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea pretende que o governo acabe com a medida que anunciou há cerca de um mês, depois da queda do avião da Germwings nos Alpes, e que obriga à permanência constante de dois elementos no cockpit.

Uma pretensão divulgada pelo presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), Miguel Silveira, em declarações à TSF.

A medida obriga a que, na ausência de um dos pilotos do avião do cockpit, para, por exemplo, satisfazer necessidades fisiológicas, este seja substituído por um dos elementos da tripulação.

Ora, de acordo com o presidente da APPLA os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave.

Ideia refutada pelo presidente da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, Vasco Cipreste, que garante que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

O representante dos pilotos considera, contudo, que a melhor forma de lidar com este caso é encontrar uma via tecnológica que permita a abertura da porta do cockpit do exterior.

A medida de permanência constante de duas pessoas no cockpit foi anunciada pelo governo depois de no passado dia 24 de março um acidente nos Alpes ter vitimado 150 pessoas.

O acidente terá sido deliberadamente provocado pelo co-piloto do avião da Germanwings, que despenhou a aeronave quando o piloto se ausentou para ir à casa de banho.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Resolvam lá questão de vez.Não me obriguem a ter que viajar de burro,ao gosto do senhor Medina Carreira.

  2. Os pilotos da TAP andam mas é a ver se acabam de vez com a empresa… Estão contra tudo e só aparecem para complicar. Se não fossem tão privilegiados como já são talvez se preocupassem mais em trabalhar e menos em falar.
    Como passageiro estou 100% de acordo com a Lei que impõe duas pessoas no cockpit.

  3. Pois eu acho que estão a fazer um excelente trabalho, acabem lá de vez com a Tap, que custa uma fortuna aos milhões de contribuintes , para beneficio de meia dúzia, já vai sendo tempo de pessoas com ordenados miseráveis, terem que sustentar mordomias principescas destas empresas que tem servido para acoitar os boys de esquerdas e direitas

    • Ó Zé, sabes que o estado (logo, os contribuintes) não pode injetar dinheiro na TAP, e que esta medida já existe há uns quantos muitos anos e foi imposta pela UE a todos os governos e a todas as companhias aéreas europeias? Vai estudar Zé, não digas asneiras.

  4. Os pilotos têm razão quando dizem que “os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave”.

    O presidente da APPLA também quando diz que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

    Logo, esta noticia não tem qualquer sentido. Eu não sei pilotar um avião mas estou treinado para estar num cockpit!

    Nenhum piloto quer dar cabo da empresa, caso contrário estaria a dar cabo do seu posto de trabalho. Quem quer dar cabo da empresa serão outros!

  5. Da mesma maneira que os aviões continuam a ser desviados, apesar de todas as medidas que têm sido tomadas nos aeroportos, o mesmo se passará quando um piloto quiser deitar abaixo um avião. Com a porta aberta ou fechada. É só ele querer.
    Quem é tripulante de avião sabe isso muito bem.

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …