Pilotos portugueses querem acabar com regra das duas pessoas no cockpit

-

A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea pretende que o governo acabe com a medida que anunciou há cerca de um mês, depois da queda do avião da Germwings nos Alpes, e que obriga à permanência constante de dois elementos no cockpit.

Uma pretensão divulgada pelo presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), Miguel Silveira, em declarações à TSF.

A medida obriga a que, na ausência de um dos pilotos do avião do cockpit, para, por exemplo, satisfazer necessidades fisiológicas, este seja substituído por um dos elementos da tripulação.

Ora, de acordo com o presidente da APPLA os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave.

Ideia refutada pelo presidente da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, Vasco Cipreste, que garante que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

O representante dos pilotos considera, contudo, que a melhor forma de lidar com este caso é encontrar uma via tecnológica que permita a abertura da porta do cockpit do exterior.

A medida de permanência constante de duas pessoas no cockpit foi anunciada pelo governo depois de no passado dia 24 de março um acidente nos Alpes ter vitimado 150 pessoas.

O acidente terá sido deliberadamente provocado pelo co-piloto do avião da Germanwings, que despenhou a aeronave quando o piloto se ausentou para ir à casa de banho.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Resolvam lá questão de vez.Não me obriguem a ter que viajar de burro,ao gosto do senhor Medina Carreira.

  2. Os pilotos da TAP andam mas é a ver se acabam de vez com a empresa… Estão contra tudo e só aparecem para complicar. Se não fossem tão privilegiados como já são talvez se preocupassem mais em trabalhar e menos em falar.
    Como passageiro estou 100% de acordo com a Lei que impõe duas pessoas no cockpit.

  3. Pois eu acho que estão a fazer um excelente trabalho, acabem lá de vez com a Tap, que custa uma fortuna aos milhões de contribuintes , para beneficio de meia dúzia, já vai sendo tempo de pessoas com ordenados miseráveis, terem que sustentar mordomias principescas destas empresas que tem servido para acoitar os boys de esquerdas e direitas

    • Ó Zé, sabes que o estado (logo, os contribuintes) não pode injetar dinheiro na TAP, e que esta medida já existe há uns quantos muitos anos e foi imposta pela UE a todos os governos e a todas as companhias aéreas europeias? Vai estudar Zé, não digas asneiras.

  4. Os pilotos têm razão quando dizem que “os tripulantes não estão devidamente preparados para enfrentarem os comandos de uma aeronave”.

    O presidente da APPLA também quando diz que a tripulação está “treinada para estar no interior de um cockpit”.

    Logo, esta noticia não tem qualquer sentido. Eu não sei pilotar um avião mas estou treinado para estar num cockpit!

    Nenhum piloto quer dar cabo da empresa, caso contrário estaria a dar cabo do seu posto de trabalho. Quem quer dar cabo da empresa serão outros!

  5. Da mesma maneira que os aviões continuam a ser desviados, apesar de todas as medidas que têm sido tomadas nos aeroportos, o mesmo se passará quando um piloto quiser deitar abaixo um avião. Com a porta aberta ou fechada. É só ele querer.
    Quem é tripulante de avião sabe isso muito bem.

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …