Não precisa de mãos (nem de pés) para pilotar este helicóptero autónomo

Em vez de construir um helicóptero autónomo para defesa militar, emergência ou até mesmo para carga, Mark Groden, CEO da Skyryse, antecipa um sistema de transporte de helicóptero autónomo para passageiros comuns.

A Skyryse está a construir um verdadeiro piloto automático dos céus. Esta startup nasceu há três anos a aproxima-se do futuro da aviação de uma forma distinta da maioria das empresas deste setor.

Em vez de centrar as suas atenções em novos tipos de aeronaves, a Skyryse considera que a abordagem mais inteligente para revolucionar esta indústria é começar num nível fundamental, através de uma tecnologia autónoma capaz de operar em aeronaves já existentes, com certificação de voo e de segurança.

Controlar um helicóptero exige o envolvimento de todo o corpo, mas a Skyryse quer que o piloto se foque no voo geral em vez de se concentrar nos detalhes. Esta aeronave contem helipontos inteligentes que fornecem alertas, uma componente de controlo de tráfego aéreo projetada para funcionar com os sistemas já existentes, monitorização dos limites operacionais e ainda controlos de voo simplificados.

A startup ainda não está a transportar passageiros, mas quer ser um “táxi dos céus” em breve, daqui a um ou dois anos. O principal objetivo é realizar voos curtos e evitar o tráfego das estradas que entopem as cidades. Para já, a Skyryse possui cinco pilotos e quatro aeronaves prontas para transportar até 100 pessoas por dia, avança o Mashable.

“Queremos oferecer este sistema de transporte o mais rápido possível. Queremos também que seja seguro”, afirma Mark Groden. Para isso, a Skyryse possui uma equipa formada por vários especialistas em transporte e engenheiros com história em empresas como a Airbus, Boeing, Ford, JetBlue, Moog e SpaceX.

Todos os serviços de partilha de automóveis, viagens de alta velocidade e até trotinetes elétricas têm sido capazes de aliviar o congestionamento das cidades, mas nenhuma desta opções se mostrou realmente capaz de reverter este problema. O transporte aéreo autónomo pode mesmo ser a solução.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …