Pilaretes de mármore para afastar sem-abrigo são ilegais e vão ser retirados

3

(dr) Facebook

Os moradores de um prédio da Avenida Dom Rodrigo da Cunha, em Alvalade, colocaram pilaretes de mármore à volta de um edifício para impedir a permanência de pessoas em situação de sem-abrigo naquele local.

A obra, que gerou fortes críticas nas redes sociais, é ilegal e os blocos vão ser recolhidos esta terça-feira, adiantou ao Diário de Notícias a junta de freguesia de Alvalade.

A obra em causa não se encontra licenciada nem foi, tão pouco, objeto de qualquer pedido de licenciamento junto da Câmara Municipal de Lisboa”, disse ao DN a mesma fonte, que tomou conhecimento desta situação no final da semana passada, tendo contactado de imediato a Câmara Municipal, através da Unidade de Intervenção Territorial (UIT) Centro.

De acordo com a junta de freguesia, que obteve informações junto da autarquia, “os blocos em questão vão ser desmontados pelo proprietário do prédio no decorrer do dia e recolhidos já amanhã”.

No entender da junta de freguesia, a situação é “inaceitável”, desde logo “por ser ilegal e se traduzir num obstáculo à circulação pedonal entre a Avenida Dom Rodrigo da Cunha e a Rua Conde de Ficalho, num bairro que foi construído tendo como premissa a permeabilidade e a facilidade de circulação entre os seus diferentes espaços”.

Embora compreenda que a permanência de sem-abrigo no local possa “ser entendida como indesejável pelos moradores do prédio”, a junta de freguesia condena a solução adotada, que “parece denotar alguma falta de empatia e de solidariedade para com a população sem-abrigo”.

“A questão dos sem-abrigo está no topo das preocupações da autarquia em matéria de direitos sociais, sendo que a junta de freguesia tem procurado, em permanência, mobilizar os diferentes parceiros para a resolução das situações que vão sendo detetadas ao longo do tempo”, refere a mesma fonte.

ZAP //

3 Comments

  1. Então os moradores não queriam mais nada?? Nem sabem a sorte que têm terem “vizinhos” assim, até o presidente da câmara ficou com inveja e parece que vai levar o máximo de sem abrigo para a zona dele. Voçes sofrem de “falta de empatia e de solidariedade” deviam era levá-los para dentro das vossas casa. Acabo como comecei porque a estupidez está a baixar a niveis mais aceitaveis. Deixo a minha gargalhada de ignorante neste país democrático. kkkkkkkk

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.