Quadro de Picasso sobre Guerra da Coreia mostrado em Seul

Wikimedia

Massacre na Coreia

A pintura de Pablo Picasso será exibida, pela primeira vez, na Coreia do Sul. A obra retrata um grupo de mulheres e crianças nuas ameaçadas por armas de fogo por um pelotão de fuzilamento, numa mensagem clara contra as guerras e a violência. 

Massacre na Coreia“, um quadro de Pablo Picasso sobre a Guerra da Coreia (1950-53), será este ano mostrado pela primeira vez na capital sul-coreana, Seul, anunciou esta segunda-feira o Museu de Arte Vichae.

Proveniente do Musée Picasso de Paris, “Massacre na Coreia” é um quadro expressionista que o célebre pintor espanhol apresentou em 1951, numa crítica à intervenção norte-americana na Guerra da Coreia.

Parte de uma série de obras contra a guerra, o quadro retrata o massacre na cidade de Sinchon, que resultou na morte de um grande número de civis, vítimas do conflito opondo as tropas comunistas da Coreia do Norte ao bloco anti-comunista sul-coreano, com apoio dos Estados Unidos.

Na sua composição, o quadro inspira-se na célebre obra de Francisco Goya, “O Terceiro de Maio de 1808”, que retrata civis espanhóis a serem executados por tropas napoleónicas comandadas por Joachim Murat.

“Massacre na Coreia” integra um lote de 110 obras que estará em exposição no Centro de Artes de Seul, intitulada “Dentro do Mito”, patente entre 1 de maio e 29 de agosto.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …