Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

(cv) Carlos Whittaker ( Instagram

O pianista Tonee “Valentine” Carter

Tonee “Valentine” Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar.

Tonee “Valentine” Carter, de 66 anos, não é famoso, mas atua para uma audiência internacional quase todos os dias no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos.

Na semana passada, Carlos Whittaker, um orador motivacional, estava no aeroporto para apanhar um voo de regresso a casa, no Tennessee, depois de uma palestra ter sido cancelada. E deparou-se com o pianista.

“Enquanto caminhava pelo corredor, ouvi alguém tocar piano, e tive de passar por lá”, disse Whittaker, de 46 anos, em declarações à CNN.

Durante uma hora e meia, Whittaker sentou-se no bar do piano a ouvir a música que parecia fluir sem esforço da ponta dos dedos de Carter.

O orador motivacional — que também é autor, podcaster e instagramer — gravou vídeos do músico e partilhou-os na sua conta de Instagram, que inclui mais de 200 mil seguidores.

Depois de ter trocado umas palavras com Carter, Whittaker decidiu desafiar os seus fãs  a juntar a maior gorjeta que o homem de 66 anos já havia recebido. “Em 30 minutos, tínhamos angariado 10 mil dólares”, contou.

Num vídeo partilhado naquela rede social, Whittaker filmou o momento em que contou a Carter que um grupo de pessoas que não o conheciam se reuniu para angariar milhares de dólares para si.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Carlos Whittaker (@loswhit)

“Eu fiquei espantado. Pensei que ele estava a brincar, não conseguia acreditar. Isso simplesmente não acontece”, disse Carter à CNN.

“Não sabia como me sentir. Este é o tipo de coisa que eu faço. Adoro dar, doar e ajudar pessoas, mas nunca esperei que alguém o fizesse por mim”, explicou.

Antes de Whittaker embarcar, disse aos seus seguidores, através do Instagram, que podiam continuar a dar gorjeta a Carter através de uma app bancária.

“Quando aterrei em Nashville, já eram 20 mil dólares. E quando o entrevistei para o meu podcast, nessa noite, já eram 44 mil dólares. A partir daí chegou aos 61 mil dólares“, contou o orador motivacional.

O homem mais feliz do mundo

Quando tinha seis anos, Carter foi a um concerto de Ray Charles com o seu pai — também ele um pianista — e, a partir daí, soube que “era isso que queria fazer”.

O músico, cujo nome artístico é Valentine, disse que a música o lembra que “a vida é boa”, independentemente do que se passa no mundo.

“Quando estou a tocar, sinto-me como o homem mais feliz do mundo“, acrescentou.

Mas Carter não tem tido uma vida fácil. Em 2008, enquanto trabalhava como pianista num cruzeiro marítimo, descobriu que os seus rins estavam a funcionar a apenas 10%— e o diagnóstico virou a sua vida de pernas para o ar.

Agora, o pianista tem de reservar as suas noites para o tratamento de diálise.

“Tenho de fazer o que tenho de fazer para viver”, disse, acrescentando, no entanto, que se sente feliz porque não tem nada mais grave. “Talvez não tenha rins a trabalhar, mas levanto-me e vou trabalhar todos os dias”, continuou.

“Sou a pessoa mais feliz que conheço”, atirou.

Para Carter, que adora trabalhar no aeroporto — “as pessoas que vão de férias ou em viagem de negócios ou que vão viajar com os seus entes queridos, estão felizes (…) e quando estão a ter um dia triste, vão passar por mim e as coisas vão ficar um pouco melhores” —, disse ainda que Whittaker é um “anjo”.

“Era um dia normal e este tipo aproxima-se, apresenta-se e diz que quer entrevistar-me para o seu podcast”, disse Carter.

Em poucas horas, milhares de pessoas em todo o mundo sabiam o nome de Carter.

“Fez-me chorar durante dias, não por causa do total, mas por causa das doações individuais”, disse Carter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …