Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

(cv) Carlos Whittaker ( Instagram

O pianista Tonee “Valentine” Carter

Tonee “Valentine” Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar.

Tonee “Valentine” Carter, de 66 anos, não é famoso, mas atua para uma audiência internacional quase todos os dias no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos.

Na semana passada, Carlos Whittaker, um orador motivacional, estava no aeroporto para apanhar um voo de regresso a casa, no Tennessee, depois de uma palestra ter sido cancelada. E deparou-se com o pianista.

“Enquanto caminhava pelo corredor, ouvi alguém tocar piano, e tive de passar por lá”, disse Whittaker, de 46 anos, em declarações à CNN.

Durante uma hora e meia, Whittaker sentou-se no bar do piano a ouvir a música que parecia fluir sem esforço da ponta dos dedos de Carter.

O orador motivacional — que também é autor, podcaster e instagramer — gravou vídeos do músico e partilhou-os na sua conta de Instagram, que inclui mais de 200 mil seguidores.

Depois de ter trocado umas palavras com Carter, Whittaker decidiu desafiar os seus fãs  a juntar a maior gorjeta que o homem de 66 anos já havia recebido. “Em 30 minutos, tínhamos angariado 10 mil dólares”, contou.

Num vídeo partilhado naquela rede social, Whittaker filmou o momento em que contou a Carter que um grupo de pessoas que não o conheciam se reuniu para angariar milhares de dólares para si.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Carlos Whittaker (@loswhit)

“Eu fiquei espantado. Pensei que ele estava a brincar, não conseguia acreditar. Isso simplesmente não acontece”, disse Carter à CNN.

“Não sabia como me sentir. Este é o tipo de coisa que eu faço. Adoro dar, doar e ajudar pessoas, mas nunca esperei que alguém o fizesse por mim”, explicou.

Antes de Whittaker embarcar, disse aos seus seguidores, através do Instagram, que podiam continuar a dar gorjeta a Carter através de uma app bancária.

“Quando aterrei em Nashville, já eram 20 mil dólares. E quando o entrevistei para o meu podcast, nessa noite, já eram 44 mil dólares. A partir daí chegou aos 61 mil dólares“, contou o orador motivacional.

O homem mais feliz do mundo

Quando tinha seis anos, Carter foi a um concerto de Ray Charles com o seu pai — também ele um pianista — e, a partir daí, soube que “era isso que queria fazer”.

O músico, cujo nome artístico é Valentine, disse que a música o lembra que “a vida é boa”, independentemente do que se passa no mundo.

“Quando estou a tocar, sinto-me como o homem mais feliz do mundo“, acrescentou.

Mas Carter não tem tido uma vida fácil. Em 2008, enquanto trabalhava como pianista num cruzeiro marítimo, descobriu que os seus rins estavam a funcionar a apenas 10%— e o diagnóstico virou a sua vida de pernas para o ar.

Agora, o pianista tem de reservar as suas noites para o tratamento de diálise.

“Tenho de fazer o que tenho de fazer para viver”, disse, acrescentando, no entanto, que se sente feliz porque não tem nada mais grave. “Talvez não tenha rins a trabalhar, mas levanto-me e vou trabalhar todos os dias”, continuou.

“Sou a pessoa mais feliz que conheço”, atirou.

Para Carter, que adora trabalhar no aeroporto — “as pessoas que vão de férias ou em viagem de negócios ou que vão viajar com os seus entes queridos, estão felizes (…) e quando estão a ter um dia triste, vão passar por mim e as coisas vão ficar um pouco melhores” —, disse ainda que Whittaker é um “anjo”.

“Era um dia normal e este tipo aproxima-se, apresenta-se e diz que quer entrevistar-me para o seu podcast”, disse Carter.

Em poucas horas, milhares de pessoas em todo o mundo sabiam o nome de Carter.

“Fez-me chorar durante dias, não por causa do total, mas por causa das doações individuais”, disse Carter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …