Phoenix, o robô alemão projetado para podar árvores frutíferas

Uma equipa de investigadores alemães está a desenvolver um robô projetado para podar árvores frutíferas de forma autónoma e automática.

De acordo com a Universidade de Hohenheim, cerca de 80% das árvores frutíferas na Alemanha não são podadas regularmente, apesar do facto de que isso as torna estruturalmente mais fortes e resistentes a doenças.

É por isso, de acordo com o NewAtlas, que uma equipa de investigadores daquela universidade está a criar um robô que ficará responsável dessa tarefa.

Conhecido como Phoenix, o robô com rodas está a ser desenvolvido pelo técnico agrícola David Reiser, o estudante de doutoramento Jonas Straub e o assistente de investigação Jonas Boysen.

Os planos exigem que o robô comece cada trabalho de poda movendo-se em círculo ao redor da árvore e realizando uma análise 3D, utilizando o seu módulo LiDAR (Light Detection And Ranging) e câmara ótica a bordo.

Um computador integrado vai usar os dados da análise para criar um modelo de nuvem de pontos da árvore, mostrando a estrutura tridimensional da sua coroa. A seguir, um software baseado em inteligência artificial (IA) vai analisar essa estrutura, determinando que ramos precisam de ser aparados para manter a forma ideal da copa.

Finalmente, o Phoenix vai executar automaticamente a poda real, usando uma pequena serra elétrica na extremidade de um braço articulado para remover os galhos.

Na sua forma de protótipo atual, o robô deve ser guiado manualmente de árvore em árvore por um operador usando uma unidade de controlo remoto.

No entanto, no futuro, o Phoenix deve ser capaz de fazer o seu próprio caminho de forma autónoma pelos pomares através de uma combinação dos seus sensores a bordo e um módulo GNSS (sistema global de navegação por satélite).

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …