Phoenix, o robô alemão projetado para podar árvores frutíferas

Uma equipa de investigadores alemães está a desenvolver um robô projetado para podar árvores frutíferas de forma autónoma e automática.

De acordo com a Universidade de Hohenheim, cerca de 80% das árvores frutíferas na Alemanha não são podadas regularmente, apesar do facto de que isso as torna estruturalmente mais fortes e resistentes a doenças.

É por isso, de acordo com o NewAtlas, que uma equipa de investigadores daquela universidade está a criar um robô que ficará responsável dessa tarefa.

Conhecido como Phoenix, o robô com rodas está a ser desenvolvido pelo técnico agrícola David Reiser, o estudante de doutoramento Jonas Straub e o assistente de investigação Jonas Boysen.

Os planos exigem que o robô comece cada trabalho de poda movendo-se em círculo ao redor da árvore e realizando uma análise 3D, utilizando o seu módulo LiDAR (Light Detection And Ranging) e câmara ótica a bordo.

Um computador integrado vai usar os dados da análise para criar um modelo de nuvem de pontos da árvore, mostrando a estrutura tridimensional da sua coroa. A seguir, um software baseado em inteligência artificial (IA) vai analisar essa estrutura, determinando que ramos precisam de ser aparados para manter a forma ideal da copa.

Finalmente, o Phoenix vai executar automaticamente a poda real, usando uma pequena serra elétrica na extremidade de um braço articulado para remover os galhos.

Na sua forma de protótipo atual, o robô deve ser guiado manualmente de árvore em árvore por um operador usando uma unidade de controlo remoto.

No entanto, no futuro, o Phoenix deve ser capaz de fazer o seu próprio caminho de forma autónoma pelos pomares através de uma combinação dos seus sensores a bordo e um módulo GNSS (sistema global de navegação por satélite).

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …