/

Phoenix, o robô alemão projetado para podar árvores frutíferas

Uma equipa de investigadores alemães está a desenvolver um robô projetado para podar árvores frutíferas de forma autónoma e automática.

De acordo com a Universidade de Hohenheim, cerca de 80% das árvores frutíferas na Alemanha não são podadas regularmente, apesar do facto de que isso as torna estruturalmente mais fortes e resistentes a doenças.

É por isso, de acordo com o NewAtlas, que uma equipa de investigadores daquela universidade está a criar um robô que ficará responsável dessa tarefa.

Conhecido como Phoenix, o robô com rodas está a ser desenvolvido pelo técnico agrícola David Reiser, o estudante de doutoramento Jonas Straub e o assistente de investigação Jonas Boysen.

Os planos exigem que o robô comece cada trabalho de poda movendo-se em círculo ao redor da árvore e realizando uma análise 3D, utilizando o seu módulo LiDAR (Light Detection And Ranging) e câmara ótica a bordo.

Um computador integrado vai usar os dados da análise para criar um modelo de nuvem de pontos da árvore, mostrando a estrutura tridimensional da sua coroa. A seguir, um software baseado em inteligência artificial (IA) vai analisar essa estrutura, determinando que ramos precisam de ser aparados para manter a forma ideal da copa.

Finalmente, o Phoenix vai executar automaticamente a poda real, usando uma pequena serra elétrica na extremidade de um braço articulado para remover os galhos.

Na sua forma de protótipo atual, o robô deve ser guiado manualmente de árvore em árvore por um operador usando uma unidade de controlo remoto.

No entanto, no futuro, o Phoenix deve ser capaz de fazer o seu próprio caminho de forma autónoma pelos pomares através de uma combinação dos seus sensores a bordo e um módulo GNSS (sistema global de navegação por satélite).

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.