Petroleiro abandonado está prestes a explodir (e pode criar um dos maiores derrames do mundo)

Stringer / EPA

Um petroleiro abandonado com mais de um milhão de barris de petróleo a bordo encontra-se em risco de explodir na costa do Iémen, podendo causar um dos maiores derrames de crude da história, segundo a ONU.

Segundo a organização, os rebeldes Houthis, que controlam o terminal marítimo de Ras Isa do Mar Vermelho, onde o petroleiro se encontra ancorado, negaram novamente o acesso de uma equipa técnica da ONU ao navio.

Graças à acumulação de gases voláteis do petróleo a bordo e à corrosão causada pela água do mar, o navio poderá explodir num futuro próximo e libertar o conteúdo de mais de um milhão de barris de crude para o mar.



A ONU aponta, de acordo com a Visão, a falta de manutenção do petroleiro como a principal causa da possível catástrofe. Os especialistas consideram o navio uma “bomba relógio”, capaz de, a qualquer momento, desencadear uma “catástrofe ambiental”.

Russell Geekie, um porta-voz do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, contou ao The Independent que, relativamente à intervenção da ONU, “as autorizações ainda estão pendentes e a ser discutidas. A ONU está pronta para enviar uma equipa técnica assim que as autorizações necessárias forem emitidas”.

Mark Lowcock, secretário-geral-adjunto para Assuntos Humanitários das Nações Unidas já tinha dito ao Comité de Segurança da organização na passada quinta-feira que “a equipa de avaliação da ONU tinha planeado aceder ao petroleiro na semana que vem, mas as autorizações necessárias continuam pendentes por parte das autoridades (Houthi)”, apesar de terem sido os próprios a requisitar a ajuda das Nações Unidas.

Estima-se que os Houthis estejam a tentar negociar o acesso ao lucro do petróleo presente na embarcação antes de garantir acesso ao mesmo ou deixar que este seja rebocado para fora do território.

Os especialistas acreditam que o navio precisa de manutenção “urgente” e “constante” e que, para prevenir a catástrofe, devem ser injetados gases inertes nas câmaras de armazenamento do petróleo, de modo a parar a acumulação de gases voláteis.

Ian Ralby, um especialista em segurança marítima que fez parte da equipa que investigou a situação do petroleiro, acredita que o petroleiro não é revisto desde março de 2015, época em que se deu início a guerra civil no Iémen e o terminal marítimo fechou. O especialista relata ainda que, em abril, começaram a soltar-se pedaços do navio corroídos pela água do mar.

O navio encontra-se ligado ao oleoduto de Marib, que contém uns adicionais 1,14 milhões de barris de petróleo que também podem vir a ser afetados pela explosão, totalizando no derrame de mais de dois milhões de barris para o Mar Vermelho. Caso se dê a explosão do petroleiro, a mancha de petróleo resultante poderá estender-se por todo mar, afetando também as costas saudita, sudanesa e egípcia. Segundo Ralby, este derrame seria suficiente para “matar todos os corais do Mar Vermelho”.

O Iémen encontra-se em guerra civil desde 2015 e a, segundo o especialista em segurança marítima, uma intervenção prematura no território poderia abrandar o tráfego comercial marítimo vindo do canal de Bab al-Mandeb para o canal de Suez e causar “uma tragédia para a economia global”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Yemen está em guerra civil desde 2015. Porque é que eles não largam as armas e não fazem eleições? Depois os ocidentais é que são os maus e racistas.

  2. Com tanto crude derramado nos oceanos (quer em bruto, quer através dos plásticos) qualquer dia os navios podem andar simplesmente a água do mar e os peixe são auto-inflamáveis (já o tuga deixa de necessitar do grelhador e do carvão para a sardinhada…)
    Enfim, só mesmo levando na desportiva, porque, de facto, o homem é um bicho papão, qual gangrena que acabar por estragar isto tudo!

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …