Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

AF / ZAP

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos.

De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, escrita à mão e com uma impressão digital em vez da assinatura — foi endereçada por Mário Gonçalves Marques dos Reis e encontra-se à espera de uma deliberação.

O cidadão português pretende que os os grupos parlamentares e partidos com assento na Assembleia da República “legislem de forma a proibir o uso de perfumes em transportes públicos e locais públicos”.

O ‘queixoso’ enuncia dez razões que o levam a apresentar esta petição. Em primeiro lugar, Mário Reis recorda que “fumar nos transportes públicos e nos locais públicos é proibido” porque “o fumo faz mal às vias respiratórias”.

Desta forma, o cidadão argumenta que “os químicos contidos nos perfumes fazem muito mais mal”, como, por exemplo, “o amoníaco” e, além disso, “poluem o ar e tornam impossível qualquer um viajar nos transportes públicos ou aguardar nos locais públicos”.

“Eu, por exemplo, começo a tossir e a asfixiar“, cita o jornal, “nem com máscara ou lenço ou outro utensílio deixo de tossir”.

“Tendo em conta que centenas de milhares de pessoas em Portugal têm problemas respiratórios, asma, alergias, bronquites e outras; requeiro que apliquem a mesma lei do tabaco aos perfumes, aos detergentes, aos químicos, nos mesmos locais, proibindo o seu uso”, conclui o peticionário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Completamente. Agora veio à carga com petição contra o uso obrigatório de máscara em transportes públicos e espaços fechados….

  1. Sr. Mario Reis, sempre é preferível ao cheiro repulsivo em certas ocasiões…….Eis a solução para preservar o seu delicado olfacto !……..um Tampax em cada narina fácil de retirar graças a seu fio, e faz uma viagem sem esse incomodo !…Bem haja !

RESPONDER

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …

Mina que produziu diamante para Isabel II investigada por abuso de direitos humanos

Uma mina da Tanzânia, que produziu um diamante rosa para um dos alfinetes de peito favoritos da rainha Isabel II, está a ser investigada por haver suspeitas de que os seguranças do local agrediram e …