Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

AF / ZAP

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos.

De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, escrita à mão e com uma impressão digital em vez da assinatura — foi endereçada por Mário Gonçalves Marques dos Reis e encontra-se à espera de uma deliberação.

O cidadão português pretende que os os grupos parlamentares e partidos com assento na Assembleia da República “legislem de forma a proibir o uso de perfumes em transportes públicos e locais públicos”.

O ‘queixoso’ enuncia dez razões que o levam a apresentar esta petição. Em primeiro lugar, Mário Reis recorda que “fumar nos transportes públicos e nos locais públicos é proibido” porque “o fumo faz mal às vias respiratórias”.

Desta forma, o cidadão argumenta que “os químicos contidos nos perfumes fazem muito mais mal”, como, por exemplo, “o amoníaco” e, além disso, “poluem o ar e tornam impossível qualquer um viajar nos transportes públicos ou aguardar nos locais públicos”.

“Eu, por exemplo, começo a tossir e a asfixiar“, cita o jornal, “nem com máscara ou lenço ou outro utensílio deixo de tossir”.

“Tendo em conta que centenas de milhares de pessoas em Portugal têm problemas respiratórios, asma, alergias, bronquites e outras; requeiro que apliquem a mesma lei do tabaco aos perfumes, aos detergentes, aos químicos, nos mesmos locais, proibindo o seu uso”, conclui o peticionário.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Mario Reis, sempre é preferível ao cheiro repulsivo em certas ocasiões…….Eis a solução para preservar o seu delicado olfacto !……..um Tampax em cada narina fácil de retirar graças a seu fio, e faz uma viagem sem esse incomodo !…Bem haja !

RESPONDER

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …

Pavlenski, o artista que divulgou o vídeo sexual de candidato à câmara de Paris, foi detido

Piotr Pavlenski foi detido este sábado, em Paris. O ativista e artista russo era procurado pela polícia por ter estado envolvido numa rixa violenta na noite da passagem de ano. Segundo avança a AFP, Piotr Pavlenski …