Petição pela independência de Londres já tem 160 mil assinaturas

As reacções em cadeia ao Brexit não param de surgir. Agora, foi lançado um abaixo-assinado a favor da saída de Londres do Reino Unido e da sua entrada na União Europeia, que já recolheu mais de 150 mil assinaturas.

A ideia de lançar uma petição pela independência da cidade de Londres foi lançada esta sexta-feira no site de petições Change.org.

A iniciativa surgiu em resposta à vitória do Brexit, a saída do Reino Unido da UE, no referendo desta quinta-feira.

Até agora, a petição já recolheu mais de 160 mil assinaturas, e o número continua a crescer rapidamente.

“Londres é uma cidade internacional, e queremos continuar no coração da Europa”, declara James O’Malley, o promotor da petição, no seu texto introdutório.

“Reconheçamos, o resto do país discorda de nós. Mas em vez de estarmos sempre a votar uns contra os outros, porque não tornamos a nossa separação oficial, e nos juntamos aos nossos amigos no continente?”, acrescenta.

“Esta petição apela ao mayor Sadiq Khan que declare a independência de Londres e peça a adesão à Comunidade Europeia – incluindo a inclusão no espaço Shengen”, diz a petição. “E quanto ao Euro… bem, depois vemos isso”, acrescenta o manifesto dos promotores.

Mayor Sadiq Khan, não preferia ser presidente Sadiq Khan? Pois faça-o acontecer!”, conclui o texto.

Em menos de 48 horas, a petição tinha já atingido as 150 mil assinaturas.

“Perdemos o direito de viver e trabalhar em 27 países”

Uma outra petição, lançada entretanto no site do parlamento britânico, pedia ao governo que realizasse um novo referendo, já que o voto vencedor teve menos do 60% de apoio popular.

A petição, que dá corpo à ideia de que muitos britânicos que votaram Brexit se arrependeram, já tem 2,5 milhões de assinaturas até agora – o que obriga a que seja debatida no parlamento.

Segundo o deputado David Lammy, citado pela BBC, deverá haver uma votação na próxima semana para discutir se o Reino Unido vai mesmo para a frente com o Brexit.

Com uma participação de 72%, o plebiscito de quinta-feira teve 17,410,742 votos a favor do Brexit, e 16,577,342 votos a favor da permanência na UE.

Os eleitores mais jovens, que na sua maioria votaram a favor da permanência, foram os principais derrotados dessa decisão história.

Um pouco por todo o Reino Unido os jovens dizem que não querem ser a “geração Brexit” – e usaram o Twitter para expressar a sua revolta.

“O futuro deste país foi decidido por quem não vai estar aqui para viver com as consequências. Que desastre”, escreveu no Twitter o jovem “ThomasAmor1”, de Manchester, no norte da Inglaterra.

“Eu sou parte da quase metade do país que não queria isto”, escreveu Georgie Moore, “E também sou parte da geração que vai sofrer mais. Em meu nome não! #NotInMyName“.

Segundo uma sondagem oficial YouGov, 75% dos eleitores entre os 18 e os 24 anos votaram na permanência na União Europeia.

E Nicholas, um destes jovens eleitores, resume o que pensa a geração Brexit.

“A geração mais jovem perdeu o direito de viver e trabalhar em 27 países. Nunca saberemos a verdadeira extensão das oportunidades, amizades, casamentos e experiências que nos vão ser negadas”, diz.

AJB, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Os ingleses pelos vistos gostam de brincar com o fogo e na verdade até agora têm-se saído bem e tudo por culpa da imbecilidade dos responsáveis europeus que lhes têm permitido fazer o que muito bem entendem e estou a ver que se está a desenhar um senário ainda mais escandaloso pois eles vão “sair” exigindo contrapartidas uma vez mais perante a cobardia dos europeus ficando-se a rir ainda mais de nós, se isto vier a acontecer penso que a médio prazo será a morte da UE pois aparecerão cada vez mais contestatários a tal fantochada pois os europeus certamente não irão estar dispostos a suportarem tudo aquilo que lhes quiserem impingir.

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …