/

Duas em cada três pessoas não votariam num partido que acabasse com as touradas

3

Uma sondagem revelou que duas em cada três pessoas não votariam num partido político que fosse a favor de acabar com as touradas. Mais de metade dos inquiridos acredita que as touradas contribuem para a imagem do nosso país.

Um estudo de opinião feito pela Eurosondagem para a ProToiro-Federação Portuguesa de Tauromaquia, e que contou com a participação de 1.100 pessoas, concluiu que dois em cada três inquiridos – cerca de 67% – não votaria num partido que fosse a favor do fim das touradas.

Na sondagem foi colocada a pergunta “qual a sua postura em relação às touradas?”, na qual quase uma em cada três pessoas – 33,7% – disseram ser aficionadas. Por outro lado, 33,7% disseram que lhes é indiferente, 22,7% disseram não gostar mas respeitam a liberdade de escolha e apenas 11% dos inquiridos disseram ser contra.

Segundo o Público, pouco mais de metade dos inquiridos – 50,5% – diz já ter assistido a uma tourada ao vivo.

Além disso, 56,3% das pessoas que participaram na sondagem acreditam que “o espetáculo taurino contribui para a imagem do nosso país“. Apenas 4,4% dos inquiridos disse que as touradas afeta a imagem de Portugal no estrangeiro (33,1% acredita que não tem qualquer tipo de impacto).

Em relação à pergunta “votaria num partido que tomasse medidas proibitivas contra atividade cultural, contra touradas ou largadas de toiros?”, 67,1% dos inquiridos responderam que não. Em sentido contrário, 14,5% admitiu que votaria no partido e 18,4% disseram não saber ou preferiram não responder.

“Por muito que uma ruidosa minoria continue a espalhar mentiras sobre a festa, a tauromaquia dá cada vez mais provas de que continua bem viva e a crescer, principalmente junto das novas gerações”, disse João Santos, presidente da ProToiro, em comunicado.

A sondagem foi feita por entrevista telefónica e o universo foi a população de 15 anos ou mais, residente em Portugal continental para telefones da rede fixa e telemóveis. A ProToiro garante que a sondagem foi depositada na Entidade Reguladora da Comunicação Social.

ZAP //

3 Comments

  1. Depende das pessoas!…
    O que se pode concluir automaticamente
    deste estudo profundo e muito científico é que duas em cada três pessoas que responderam a sondagem são estúpidas!!

  2. “…contribui para a imagem do país.”
    Agora pergunto, que imagem pensam ou querem passar? A de uma civilização acabada, com velhos costumes inúteis e retrógrados, ou a de um povo que aceita tudo, inclusivé deixar o país para ter uma vida digna.
    Nenhuma das duas é bonita, talvez nos fique melhor sermos vistos como retrógrados mas nacionalistas por defender “velhas” tradições.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.