Duas em cada três pessoas não votariam num partido que acabasse com as touradas

Uma sondagem revelou que duas em cada três pessoas não votariam num partido político que fosse a favor de acabar com as touradas. Mais de metade dos inquiridos acredita que as touradas contribuem para a imagem do nosso país.

Um estudo de opinião feito pela Eurosondagem para a ProToiro-Federação Portuguesa de Tauromaquia, e que contou com a participação de 1.100 pessoas, concluiu que dois em cada três inquiridos – cerca de 67% – não votaria num partido que fosse a favor do fim das touradas.

Na sondagem foi colocada a pergunta “qual a sua postura em relação às touradas?”, na qual quase uma em cada três pessoas – 33,7% – disseram ser aficionadas. Por outro lado, 33,7% disseram que lhes é indiferente, 22,7% disseram não gostar mas respeitam a liberdade de escolha e apenas 11% dos inquiridos disseram ser contra.

Segundo o Público, pouco mais de metade dos inquiridos – 50,5% – diz já ter assistido a uma tourada ao vivo.

Além disso, 56,3% das pessoas que participaram na sondagem acreditam que “o espetáculo taurino contribui para a imagem do nosso país“. Apenas 4,4% dos inquiridos disse que as touradas afeta a imagem de Portugal no estrangeiro (33,1% acredita que não tem qualquer tipo de impacto).

Em relação à pergunta “votaria num partido que tomasse medidas proibitivas contra atividade cultural, contra touradas ou largadas de toiros?”, 67,1% dos inquiridos responderam que não. Em sentido contrário, 14,5% admitiu que votaria no partido e 18,4% disseram não saber ou preferiram não responder.

“Por muito que uma ruidosa minoria continue a espalhar mentiras sobre a festa, a tauromaquia dá cada vez mais provas de que continua bem viva e a crescer, principalmente junto das novas gerações”, disse João Santos, presidente da ProToiro, em comunicado.

A sondagem foi feita por entrevista telefónica e o universo foi a população de 15 anos ou mais, residente em Portugal continental para telefones da rede fixa e telemóveis. A ProToiro garante que a sondagem foi depositada na Entidade Reguladora da Comunicação Social.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Depende das pessoas!…
    O que se pode concluir automaticamente
    deste estudo profundo e muito científico é que duas em cada três pessoas que responderam a sondagem são estúpidas!!

  2. “…contribui para a imagem do país.”
    Agora pergunto, que imagem pensam ou querem passar? A de uma civilização acabada, com velhos costumes inúteis e retrógrados, ou a de um povo que aceita tudo, inclusivé deixar o país para ter uma vida digna.
    Nenhuma das duas é bonita, talvez nos fique melhor sermos vistos como retrógrados mas nacionalistas por defender “velhas” tradições.

RESPONDER

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …