Três pessoas resgatadas de ilha deserta. Sobreviveram 33 dias a comer moluscos e ratos

(cv)

Três pessoas foram resgatadas de uma ilha deserta nas Bahamas após terem sobrevivido durante 33 dias a comer apenas moluscos, ratos e cocos.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos resgatou três cubanos, dois homens e uma mulher, que ficaram retidos em Anguilla Cay, uma ilha deserta nas Bahamas, durante 33 dias, após o seu barco ter virado. Conseguiram sobreviver durante este tempo comendo moluscos, ratos e cocos.

As autoridades norte-americanos encontraram os sobreviventes enquanto voavam numa missão de rotina e viram o grupo a abanar uma bandeira para chamar a sua atenção, conta o jornal britânico The Guardian.

“Fomos alertados pelas bandeiras que tinham, e por uma grande cruz que colocaram lá para si mesmos”, disse o piloto de helicóptero, Mike Allert, à estação televisiva WPLG. Além disso, os cubanos também tinham construído um abrigo improvisado.

Após encontrar o grupo, na segunda-feira, uma equipa da Guarda Costeira dos EUA deixou água, comida e um rádio no local, uma vez que não tinham condições para efetuar o resgate imediato.

“Infelizmente não havia ninguém que falasse espanhol fluentemente, mas com o meu mau espanhol consegui perceber que eles eram de Cuba e precisavam de assistência médica. Fizeram questão de frisar que estavam na ilha há 33 dias”, disse o tenente Riley Beecher, citado pelo Público.

No dia seguinte, uma equipa de resgate foi buscar os sobreviventes, que receberam tratamento médico, embora nenhum deles tivesse ferimentos graves.

Os náufragos revelaram às autoridades que, embora tivessem comida para sobreviver mais tempo, poderiam não aguentar mais tempo devido à falta de água potável.

“Estando exposto a estes elementos adversos por um longo período de tempo, eles ficaram muito felizes por nos ver”, disse Allert ao Good Morning America da ABC.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …