Milhares de pessoas picadas na Austrália por caravelas-portuguesas

A autoridade responsável pela salvamento no mar do estado australiano de Queensland anunciou que as caravelas-portuguesas tinham atingido um total de 3.595 banhistas, alvo de picadas extremamente dolorosas.

Cerca de 13 mil caravelas portuguesas (Physalia physalis), colónias de zooides que apesar do aspeto não são consideradas alforrecas, foram registadas junto à costa de Queensland, na Austrália, na última semana. Um número três vezes superior ao habitual e que está a gerar muitos incidentes com banhistas e até o encerramento de algumas zonas balneares.

Pelo menos quatro praias permanecem fechadas, com os órgãos de comunicação locais a noticiarem uma “invasão” dos animais transparentes, com reflexos azuis.

Apesar dos episódios serem habituais e frequentes nesta altura do ano, em que é verão naquele país, as autoridades ficaram surpresas com a extensão do fenómeno atual, causada por ventos de nordeste que empurraram os animais marinhos para a costa, potenciando o contacto com os nadadores.

De acordo com o Royal Australian College of General Practitioners, a maior organização profissional de médicos de clínica geral, cerca de dez mil casos são registados anualmente na costa oriental daquele continente.

As picadas das caravelas-portuguesas causam “dor aguda e imediata e reação de inflamação da pele. A dor severa pode durar alguns minutos, mas também horas. A picada também pode causar sintomas como náuseas, vómitos e uma sensação de mal-estar geral”, segundo aquela organização.

Apesar da má reputação, as picadas causadas pelos tentáculos da caravela portuguesa, cuja principal toxina é a physaliatoxina, não têm consequências graves, podendo ser tratadas com gelo. Ainda assim, algumas pessoas tiveram de ser assistidas no hospital.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há males que vêm por bem e assim as caravelas portuguesas que percorreram os mares nos séculos XV e XVI vão relembrando ás novas gerações pelo mundo o feito dos nossos marinheiros.

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …