Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes.

Uma percentagem substancial de pessoas não se sabe localizar num mapa. Parece surreal, mas este é um problema real que se pode tornar verdadeiramente preocupante se um furacão ou uma tempestade violenta estiver a ameaçar uma certa localização.

James Spann, meteorologista da ABC, em Birmingham, abordou este problema nos meios de comunicação social. Este domingo, um dia depois de fortes tempestades terem atingido o estado do Alabama, o meteorologista incitou os espetadores a adquirir esta habilidade básica.

“Não esperamos que as pessoas sejam geógrafos ou meteorologistas de radar. Há muitas coisas em que eu não sou bom. Mas, durante o mau tempo, o que usamos? Mapas. E uma grande percentagem de pessoas no nosso estado e, em muitos outros, não se conseguem encontrar num mapa”, afirmou o especialista, alertando para o problema.

“Se lhe desse um mapa em branco sem rótulos, sem rodovias, apenas com linhas de condados e de estados, conseguiria desenhar um ponto perto de sua casa? Analisamos alguns estudos que nos mostram que 85% da população não consegue“, frisou.

O especialista afirmou ainda que a falta desta habilidade básica é compreensível, tendo em conta a tecnologia que existe hoje em dia. No entanto, sublinhou a importância de nos “comunicarmos” com as informações meteorológicas.

É verdade que as pessoas precisam de melhorar esta habilidade, mas um estudo realizado em 2017 revelou que o maior problema não está nos seres humanos, mas sim nos mapas. Alguns destes instrumentos não são bem rotulados e têm muito poucos (ou nenhuns) pontos de referência.

Atualmente, estão em curso estudos para investigar de que forma as pessoas interpretam os mapas meteorológicos para, no futuro, inclui recomendações sobre como torná-los mais fáceis de usar.

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …