Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos.

Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de 36 anos chamado Aditya Singh depois de este ter passado três meses a morar no Aeroporto Internacional O’Hare. Desde outubro, Singh contava com a gentileza de estranhos para lhe comprar comida, dormindo nos terminais e usando as várias casas de banho. Só depois de um funcionário do aeroporto pedir para ver a sua identidade é que percebeu a jogada.

Singh, no entanto, está longe de ser o primeiro a conseguir uma estadia prolongada. Há pessoas que conseguiram fixar residência em terminais por semanas, meses e às vezes anos. Curiosamente, porém, nem todos os que vivem num aeroporto fazem-no por vontade própria.



Aeroportos são como “mini cidades”. Têm locais de culto, policiamento, hotéis, bons restaurantes, lojas e transportes públicos, entre outras coisas.

É possível morar em aeroportos porque eles oferecem muitas das comodidades básicas necessárias para a sobrevivência: comida, água, casas de banho e abrigo. E embora as operações aeroportuárias não funcionem necessariamente 24/7, os terminais aeroportuários geralmente abrem muito cedo pela manhã e permanecem abertos até de madrugada.

Muitas das instalações são tão grandes que aqueles que estão decididos a ficar – como o homem em O’Hare – podem encontrar maneiras de evitar serem apanhados durante algum tempo.

Uma das maneiras de os aspirantes a residentes de aeroporto evitarem deteção é simplesmente misturarem-se com a multidão. Antes da pandemia, os aeroportos dos EUA recebiam entre 1,5 e 2,5 milhões de passageiros por dia.

Com a pandemia, os números caíram drasticamente para menos de 100.000 durante as primeiras semanas da crise na primavera de 2020. Notavelmente, o homem que morou em O’Hare por pouco mais de três meses chegou em meados de outubro de 2020 à medidas que os números de passageiros estavam a recuperar. Singh foi descoberto e apreendido apenas no final de janeiro de 2021.

A viver no limbo

Claro, nem todos aqueles que dormem num terminal necessariamente querem estar lá. Viaje bastante de avião e é provável que, num momento ou outro, você se encontre na categoria de residente involuntário de curto prazo no aeroporto.

Enquanto algumas pessoas podem reservar voos que as obriguem a pernoitar no aeroporto, outras ficam presas nos aeroportos por causa de ligações perdidas, voos cancelados ou mau tempo. Estas circunstâncias raramente resultam em mais de um ou dois dias de residência num aeroporto.

Depois, há aqueles que involuntariamente se encontram numa estadia prolongada e indefinida. Talvez o residente involuntário de longo prazo mais famoso em aeroportos tenha sido Mehran Karimi Nasseri, cuja história supostamente inspirou o filme “O Terminal”, com Tom Hanks.

Nasseri, um refugiado iraniano, estava a caminho de Inglaterra, via Bélgica e França, em 1988, quando perdeu os papéis que comprovavam a sua condição de refugiado. Sem os seus documentos, ele não poderia embarcar no seu avião para Inglaterra. Nem foi autorizado a deixar o aeroporto de Paris e entrar em França.

Assim, tornou-se uma batata quente internacional à medida que o seu caso se espalhava entre autoridades em Inglaterra, França e Bélgica. A certa altura, as autoridades francesas ofereceram-lhe permissão para residir em França, mas Nasseri recusou a oferta, alegadamente porque queria chegar ao seu destino original, Inglaterra.

Foi desta forma que ficou no aeroporto Charles de Gaulle durante quase 18 anos. Saiu apenas em 2006, quando o seu estado de saúde exigiu hospitalização.

Outros residentes de longo prazo de aeroportos incluem Edward Snowden, o denunciante da NSA, que passou mais de um mês num aeroporto russo em 2013 antes de receber asilo.

Há ainda a saga de Sanjay Shah, que viajou para Inglaterra em maio de 2004 com um passaporte de cidadão britânico no estrangeiro. No entanto, a sua entrada foi recusada quando ficou claro que ele pretendia imigrar para Inglaterra, não apenas ficar lá os poucos meses que o seu tipo de passaporte permitia.

Mandado de volta para o Quénia, Shah temia deixar o aeroporto, pois já tinha renunciado à cidadania queniana. Ele finalmente foi capaz de sair após uma residência no aeroporto de pouco mais de um ano, quando as autoridades britânicas lhe concederam cidadania total.

Mais recentemente, a pandemia criou novos residentes involuntários em aeroportos. Por exemplo, um estónio chamado Roman Trofimov chegou ao Aeroporto Internacional de Manila num voo de Banguecoque a 20 de março de 2020. No momento da sua chegada, as autoridades filipinas pararam de emitir vistos de entrada para limitar a disseminação da covid-19. Trofimov passou mais de 100 dias no aeroporto de Manila até que a embaixada da Estónia finalmente conseguisse um assento para ele num voo de repatriação.

Embora a maioria dos residentes involuntários de aeroportos anseie deixar as suas casas temporárias, alguns tentaram voluntariamente fazer do aeroporto a sua residência de longo prazo. Os principais aeroportos dos Estados Unidos e da Europa há muito funcionam – embora em grande parte informalmente – como refúgio para os sem-abrigo.

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