Pessoas com mais de 40 anos têm melhor desempenho se trabalharem 3 dias por semana

PhotoXpress

-

As pessoas com mais de 40 anos podem ter um melhor desempenho profissional se trabalharem apenas três dias por semana.

Economistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, analisaram os hábitos laborais de três mil homens e 3.500 mulheres com mais de 40 anos, associando-os aos resultados de testes de capacidade cerebral.

A equipa de investigação concluiu que o trabalho em tempo parcial mantém o cérebro estimulado e evita a exaustão e o stress, e pedem que isso seja levado em consideração pelos diversos países em que a idade mínima da reforma tem aumentado. Em Portugal, a idade da reforma é 66 anos e dois meses.

O estudo usou dados de um censo australiano conduzido pelo Instituo de Economia Aplicada e Pesquisas Sociais, também ligado à Universidade de Melbourne.

Participantes fizeram testes em que liam palavras em voz alta, recitavam listas de números de trás para a frente e precisavam ligar letras a números com limite de tempo.

Em termos gerais, participantes que trabalhavam cerca de 25 a 30 horas por semana tenderam a obter os melhores resultados.

“O trabalho pode ser uma faca de dois gumes. Estimula a atividade cerebral, mas ao longo de demasiadas horas e numa série de funções pode causar fadiga e stress, o que pode potencialmente danificar as funções cognitivas“, escreveram os pesquisadores.

Colin McKenzie, um dos economistas envolvidos, afirma que trabalhar longas horas é mais prejudicial ao cérebro do que ficar sem trabalhar: pessoas que trabalhavam cerca de 60 horas por semana apresentaram uma atividade cognitiva menor do que as pessoas desempregadas.

No entanto, trabalhar menos de 25 horas por semana também causou redução de habilidade cognitiva.

Não houve grandes diferenças entre homens e mulheres em termos do número ideal de horas de trabalho, mas para a equipa a carga horária laboral ideal pode variar em diferentes países.

“A Austrália, por exemplo, tem quatro semanas de férias anuais, algo maior que o Japão”, que tem 10 dias”. Em Portugal, os trabalhadores têm direito a 22 dias úteis de férias anuais.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Setenta anos depois, teste de ADN reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que a sua bebé recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que lhe mentiu sobre as origens. Agora conheceram-se graças a um teste de ADN. Quase 70 …

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …