Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Manuel de Almeida / Lusa

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização.

De acordo com o Público, até este relatório, o ECDC só aconselhava o uso de máscaras a profissionais de saúde e doentes com sintomas. Agora, apesar de frisar que o uso deve ser prioritário para esses profissionais, defende que o mesmo deve acontecer na comunidade como medida complementar, sobretudo em espaços fechados – como supermercados -,  transportes públicos ou locais de trabalho em que as pessoas estejam mais próximas.

“O uso de máscaras faciais pelos profissionais de saúde deve ser uma prioridade sobre o uso da comunidade”, sublinhou a entidade, acrescentando que o uso “por pessoas assintomáticas pode ser considerado uma extensão da atual prática de uso de máscaras por indivíduos sintomáticos”.

Mas advertiu, contudo: “Ainda não se sabe quanto o uso de máscaras na comunidade pode contribuir para a diminuição na transmissão” e que esta é uma medida complementar e não uma substituição das medidas preventivas, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a lavagem das mãos, entre outras.

O ECDC defende ainda que sejam realizadas campanhas educativas sobre uma utilização eficaz desse material de proteção. Máscaras não cirúrgicas feitas com diferentes tecidos podem ser consideradas, mas as não cirúrgicas têm uma “eficiência de filtragem muito baixa” e são menos eficazes. “Isto baseia-se em provas indiretas e limitadas que apoiam o uso de máscaras não cirúrgicas como uma forma de controlar a propagação”, frisou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização das máscaras somente para doentes infetados, pessoas com sintomas, cuidadores ou profissionais de saúde. Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) também. Mas a Ordem dos Médicos já pediu para que se revisse com urgência os critérios para uso universal de máscaras e o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas apoia o uso generalizado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …