A pessoa mais velha do mundo vai carregar a chama olímpica no Japão

@tanakakane0102 / Twitter

Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo

Aos 118 anos de idade, a pessoa mais velha do mundo prepara-se para carregar, já no mês de maio, a chama olímpica no Japão.

Estamos a falar de Kane Tanaka, japonesa, de 118 anos, que vai levar a chama olímpica ao passar por Shime, cidade japonesa localizada no distrito de Fukuoka.

Segundo a cadeia televisiva CNN, embora esteja previsto que os familiares a empurrem numa cadeira de rodas durante a maior parte do percurso de cerca de 100 metros, a “supercentenária” (pessoa com mais de 110 anos de idade) está determinada em dar os últimos passos, à medida que passa a tocha ao corredor seguinte.

A japonesa, que já sobreviveu a dois cancros e viveu durante duas pandemias globais, até já tem um novo par de sapatilhas para o evento – um presente da família no seu último aniversário, em janeiro.

“É ótimo que tenha atingido esta idade e ainda consiga manter um estilo de vida ativo. Queremos que outras pessoas vejam isto e se sintam inspiradas, e que não pensem que a idade é uma barreira”, disse o neto, Eiji Tanaka, que tem cerca de 60 anos, à estação televisiva norte-americana.

Tal como recorda a CNN, entre os que detêm o recorde de pessoas mais velhas a carregar a chama olímpica está a brasileira Aida Gemanque, que a acendeu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e o jogador de ténis de mesa russo Alexander Kaptarenko, que correu com ela nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, aos 101 anos.

Eiji Tanaka contou que a avó está entusiasmada com a participação no evento, que está a ser patrocinada por uma companhia de seguros de vida japonesa, mas lembrou também que esta situação dependerá da sua saúde e das condições meteorológicas na altura.

O percurso da chama olímpica foi atrasado devido à pandemia e vai começar em Fukushima, a 25 de março, com várias medidas covid-19 em vigor. A chama vai passar primeiro por regiões afetadas pelos devastadores terramoto e tsunami de 2011, marcando o 10.º aniversário deste desastre.

Tanaka nasceu em 1903, casou aos 19, teve quatro filhos e trabalhou no negócio da família até aos 103 anos. Atualmente, tem cinco netos e oito bisnetos.

Apesar de uma vida cheia de história, afinal viveu durante as duas Grandes Guerras e a gripe espanhola, o neto diz que não se recorda de a ouvir “falar muito sobre o passado” porque a avó “é muito progressista” e “gosta mesmo é de viver no presente”.

A CNN lembra que a japonesa é quase tão velha como os Jogos Olímpicos da era moderna, que começaram em 1896, e destaca ainda que, em 2019, o Guinness World Records a certificou como a pessoa viva mais velha do mundo.

Agora, Tanaka quer quebrar outro recorde, conta o neto – o recorde da pessoa mais velha a viver é de uma mulher francesa, que morreu com 122 anos.

O Japão registou no ano passado, pela primeira vez na sua história, mais de 80 mil centenários, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar Social (o 50.º aumento anual consecutivo).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …