Peritos eram mais conservadores e deram 5 conselhos – que Costa ignorou no plano final

Manuel Farinha / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O plano de desconfinamento teve como ponto de partida o aconselhamento científico de vários peritos, mas o Governo não abraçou todas as propostas sugeridas.

O primeiro conselho descartado pelo Governo está relacionado com a incidência ideal para desconfinar. Costa disse que é prudente avançar com a reabertura porque Portugal tem registado uma incidência abaixo daquela que os peritos “consensualizam como aceitável” – 240 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas. Além disso, está abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, que passou agora a ser a linha vermelha.

No entanto, segundo o Observador, o número apresentado por Óscar Felgueiras, matemático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), no Infarmed, é ainda mais baixo: 60 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.



Para o especialista, uma incidência de 240 casos já se encaixa no quinto nível de risco (o mais alto da sua avaliação) e 120 casos estariam ainda no nível 4.

Em relação às escolas, todos os especialistas concordaram com o regresso ao ensino presencial nos níveis de escolaridade mais baixos, mas nem todos deram luz verde ao regresso dos alunos do 1º ciclo já na segunda-feira.

O princípio de acelerar o regresso às aulas presenciais não segue “”rigorosamente” os conselhos dos cientistas, como o próprio primeiro-ministro admitiu. Na última reunião no Infarmed, Raquel Duarte, ex-secretária de Estado da Saúde, sugeriu que as creches e o pré-escolar abrissem numa mesma fase e só duas semanas mais tarde, se a situação se mantivesse controlada, abrissem o 1.º e 2.º ciclos.

Por outro lado, o Governo optou por determinar o desconfinamento a nível nacional, mas outros especialistas sugeriram uma abertura em função dos níveis de risco em cada concelho e nos concelhos limítrofes, nomeadamente Óscar Felgueiras, que mostrou cinco patamares de risco relacionados com a incidência a 14 dias por 100 mil habitantes.

O Executivo só aproveitou esta ideia de aplicar medidas a nível regional em sentido contrário: se for preciso travar o desconfinamento ou voltar atrás nas fases, isso pode acontecer apenas nos concelhos onde os números tiverem aumentado – excetuando as medidas relacionadas com a educação, que serão sempre nacionais.

O plano do Governo está definido em quatro passos com datas definidas. Mas Carlos Antunes, engenheiro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e o matemático Jorge Buescu, também da FCUL, preferiam que não existissem.

Os especialistas já tinham admitido ao Observador uma preocupação sobre o aumento do R nos últimos tempos, pelo que sugeriram um plano com fases baseadas em indicadores epidemiológicos, sem datas e com navegação à vista.

Os peritos sondados pelo diário tinham algumas dúvidas sobre a possibilidade de a primeira fase do desconfinamento ir além da abertura das escolas. Mas o Governo foi menos conservador e anunciou que não só os cabeleireiros, barbeiros, esteticistas e outras atividades semelhantes podiam regressar, como também o comércio ao postigo, as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e os arquivos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o problema dos especialistas é que são todos funcionarios publicos. E estão-se a borrifar para aqulees que estão a passar grandes dificuldades ou que viramos esforços, muitas vezes de uma vida, abrirem falencia por nãoos deixarem trabalhar. Era importante cortarem-lhes o salario para ver se ficavam mais despertos para a realidade.. fdp

  2. Os peritos não são vigaristas, ao contrário do que possa pensar. Pelo menos, não dispensam os conselhos das autoridades.

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …