Perigo de ruptura da união monetária está ultrapassado

WEF

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, assegura numa entrevista ao semanário alemão Der Spiegel, publicada este domingo, que o perigo de ruptura da união monetária está já praticamente superado.

“A crise não está superada, mas há muitos sinais animadores”, afirma Draghi, recordando que a economia está a recuperar em muitos países, ao mesmo tempo que os desequilíbrios no mercado europeu estão a diminuir.

“Isto é mais do que podíamos esperar há um ano”, considera o presidente do BCE, citado pela agência espanhola EFE.

Na entrevista, Draghi manifesta-se ainda satisfeito por não se terem confirmado os receios que a sua política despertou entre alguns economistas alemães e banqueiros.

“Havia o temor perverso de que as coisas evoluiriam para o pior”, recorda, congratulando-se com o facto de ter sucedido o oposto, com uma descida da inflação e uma diminuição da desconfiança.

Mario Draghi refuta ainda que a política de baixas taxas de juro do banco central prejudique os aforradores e assegura que o facto de os rendimentos das aplicações nem sequer igualarem a inflação “não é culpa do BCE”.

“Especialmente nos últimos anos não pudemos controlar os juros a longo prazo, porque os investidores estavam altamente inseguros devido à crise”, sustenta Draghi.

Por outro lado, o presidente do BCE considera que não se justifica uma nova descida da taxa de juro de referência, já que não é sentida, “neste momento, nenhuma necessidade imediata de atuar”.

Na entrevista ao semanário alemão, Mario Draghi mostra-se também tranquilo relativamente à decisão da Reserva Federal americana (Fed) de diminuir a compra de obrigações.

“Até agora as reacções do mercado mostraram que o anúncio da Fed não teve grandes efeitos. A capacidade de resistência dos mercados é maior do que há um ano atrás”, conclui.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …