/

Marques Mendes diz que Ivo Rosa “é um perigo à solta”. Governo deve avançar para confinamentos locais

15

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do PSD avançou que o desconfinamento deve continuar, mas com confinamentos locais.

Na sexta-feira, José Sócrates foi ilibado de corrupção. Apesar de Ivo Rosa ter acusado declaradamente o antigo primeiro-ministro de se ter “vendido” ao amigo Carlos Santos Silva, o crime já prescreveu e, portanto, o ex-governante está apenas acusado de branqueamento de capitais, arriscando até 12 anos de prisão.

Este domingo, no habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes referiu que a decisão do juiz dá a José Sócrates uma meia vitória e demonstra que Ivo Rosa é “um perigo à solta“.

Na sexta-feira, caíram 25 dos 31 crimes de que Sócrates era acusado. Embora a decisão não seja definitiva e tenha de passar pelo Tribunal da Relação, o antigo primeiro-ministro  teve, a nível político, uma “derrota colossal” e está “condenado”, só podendo cantar vitória com “muito descaramento”, cita o Observador.

O antigo líder do PSD disse que, depois de Ivo Rosa ter considerado que Sócrates foi corrompido, o ex-primeiro-ministro sofre um grande “abalo” e a confirmação de uma situação “gravíssima para a democracia”.

“É preciso voltar a refletir sobre a necessidade de uma lei que venha punir o enriquecimento ilícito. Este caso ‘ressuscita’ o tema. Podemos discutir como deve ser a lei. Mas não a devemos por de parte. Há gente na política que enriquece injustificadamente e não pode ficar impune. Até para defender os que são sérios”, disse Marques Mendes.

O conselheiro de Estado salientou que, na sua ótica, Ivo Rosa fez com que parecesse que “o criminoso era Rosário Teixeira” (chefe da equipa do Ministério Público que investigou o caso e fez a acusação) e, ao não pronunciar ninguém por corrupção, premiou “a ideia de impunidade“.

“Para Ivo Rosa, José Sócrates é corrupto. Mas, segundo ele, não foi corrompido pelo Grupo Lena nem por Ricardo Salgado nem pelos investidores de Vale do Lobo. Foi corrompido, disse o juiz, pelo seu amigo Carlos Santos Silva. O mesmo amigo que nas escutas telefónicas funcionava não de corruptor mas de ‘testa de ferro’ de Sócrates. Parece brincadeira. Mas pior é isto: foi corrompido mas não será julgado. Isto parece uma rábula de Ricardo Araújo Pereira. É corrupto? É. Vai ser julgado? Não. Há corrupção? Há. Vai ser julgada? Não”, resumiu.

Marques Mendes criticou ainda a “santa ingenuidade nas provas”, por Ivo Rosa ter desvalorizado alguns depoimentos e tomado como bom o testemunho de ministros que garantiram que não sofreram pressões do então primeiro-ministro.

“Este juiz ou é ingénuo, ou faz-se de ingénuo, ou anda num mundo à parte. Em qualquer dos casos é muito grave e um homem assim é um perigo à solta“, sublinhou. “A machadada na credibilidade da Justiça já está dada.”

Numa referência ao atual primeiro-ministro, Marques Mendes afirmou que António Costa fez bem em “isolar” previamente José Sócrates, protegendo-se de uma eventual “vingança”.

A inteligência do primeiro-ministro salvou o PS deste ativo tóxico. Todas as críticas que Sócrates faça ao PS só beneficiam o partido. Significa que está do lado certo”, disse.

Confinamentos locais

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, “informou” Luís Marques Mendes de que as visitas a idosos em lares, assim como as suas saídas ao exterior, serão facilitadas. O comentador confirmou ainda que as vacinas da Janssen começarão a chegar na próxima semana a Portugal.

A terceira fase de desconfinamento, que arranca já no dia 19 de abril, será para continuar. Ainda assim, é “muito provável” que o Governo decrete “confinamentos locais” em concelhos onde a situação seja mais grave, disse o conselheiro de Estado.

Marques Mendes acrescentou que o R(t), ou índice de transmissibilidade, terá subido nos últimos dias e será agora de 1,04.

As medidas previstas para 19 de abril incluem o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e superior; a reabertura de restaurantes e cafés; de todas as lojas e dos centros comerciais; e o regresso do público a cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Liliana Malainho, ZAP //

15 Comments

  1. Para o Marques Mendes e outros como ele são bons os juízes, Procuradores e Investigadores que arquivam os processos dos da laia dele, e são tantos e tantos, o Ivo Rosa pode não ser bom mas os restantes não são melhores, se fossem as prisões não chegavam para tantos políticos e de várias cores presos, tanto a justiça como os políticos e a maioria dos jornalistas comem todos do mesmo panelão.

  2. O Mendes também sempre foi um perigo à solta e ainda continua solto,não que não tenha razão mas o problema é que são vários os perigos à solta neste país de corruptos!

    • Continua á solta e a ocupar tempo nas televisões portuguesas, para dizer o que toda a gente sabe, enfim a televisão portuguesa está geia de gente perigosa, acho que deviam meter uma bolinha vermelha quando aparecem determinados politicos na tv…

  3. Pois, ouvi com atenção o comentário do Marques Mendes ontem à noite.
    Certíssimo na avaliação que fez.
    Esperemos que essa avaliação seja partilhada por muitos, nomeadamente pelos que têm poder de decisão, e tenha consequências no sentido de melhorar este estado lamentável em que nos encontramos.

  4. Marques Mendes é um perigo ambulante. Qualquer jurista (e politico) que abra aboca neste instante, é um perigo para a democracia.
    Há muita gente a ser embrulhada com esta panóplia de opiniões e observações.
    Socrates é crucificado apenas por ser arrogante e extravagante.
    Isto é crime em Portugal?

    • Finalmente encontro alguém que partilha a mesma opinião que eu!
      “O Sócrates é crucificado apenas por ser arrogante e extravagante.”
      É isso que eu digo há muitos anos.
      O Senhor Engenheiro José Sócrates teve a maçada de nos governar e agora ninguém lhe agradece.
      Deixou-nos de cofres cheiros e perfeitamente autónomos, e agora ninguém lhe agradece.
      É amigo dos seus amigos, tratando-os com delicadeza e educação, mesmo quando os amigos lhe pagam um simples café, e agora ninguém lhe agradece.
      O Senhor Engenheiro Jose Sócrates é o único que diz a verdade, sem dúvida…

      • Se toda gente pode generalizar a vontade, também eu
        Os aldeões, todos ladrões de tostões juntam-se num grande abafe de repúdio deste Rei de vilões

    • Olha lá como é que ele é extravagante se está teso? só se roubou o povo português porque sem dinheiro ninguém é ninguém. Deves ser da laia dele.

  5. Cuidado, Marques Mendes… É bem provavel que um dia estejas no banco dos réus… Concerteza vais querer que sejam apresentadas provas contra ti. Concerteza que não vais querer ser condenado sem proivas, não vais? E, de certeza que vais ficar bem satisfeito porque este ou aquele crime prescreveu… Cuidado, ó pequenino que queria ser grande mas NUNCA será!…

    Quanto ao confinamento local… Este “gajo” deve andar a dormir. Então não tentamos já isso? E resultou? Bai dromire que o teu mal é sono!

    • Ao menos o Dr. Luís Marques Mendes tem um nome… Enquanto tu te chamas: “cresce e aparece” faz jus ao teu nome e vai para a escola, talvez ainda venhas a ser alguém!!

      • Mas que argumento verdadeiramente imbatível! Pôs-me mesmo no meu lugar. Obrigado!

  6. A Opinião de M.Mendes, só vem confirmar o que penso do Sistema de Justiça neste País!…. Não esquecer que M.Mendes faz parte desse mesmo Sistema. O Juiz Ivo Rosa pode ser contestado por tudo e por todos, assim que vários outros “Doutores(as)” que são os membros deste complexo Sistema. Mega Processos sem Fin a vista, celeridade em condenações por crimes menores, provam que o Sistema de Justiça precisa não só de reforços assim que de uma grande (sabonária) para desencardir o que deveria ser imaculado, e que se chama Justiça de olhos vendados, e não só vendada de un só olho !….Caros comentadores, não vai ser tarefa fácil, num País curruido por uma crónica corrupção !….mas como por vezes, muitos comentadores que ocupam o espaço Televisivo nos querem fazer entender, nem tudo é verdade nem um Mar de Rosas !

  7. Independentemente das culpas que tiver, Socrates foi tratado de forma infame quer pelo Ministério Público, quer pela comunicação social, sendo óbvio que só a condenação de Sócrates, por crimes reais ou inventados, satisfaria a sede de sangue de boa parte da opinião pública. O grande mérito de Ivo Rosa foi o de, até certo ponto reequilibrar as coisas, relembrando que ninguém é culpado até prova feita em tribunal dos seus alegados crimes. A pronúncia de Ivo Rosa é um monumento de moderação e de análise crítica a tudo que se passou na fase de inquérito. Agora, se Sócrates for condenado, sê-lo-á apenas pelo que fez e não pelo que se foi dizendo que ele tinha feito. Graças a Ivo Rosa Sócrates pode agora ter um julgamento sério e imparcial. Oxalá houvesse muitos juízes Ivo Rosas, para que todos nós pudéssemos esperar ser tratados com justiça pelos nossos tribunais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.