Perdoar faz bem à consciência e à saúde

Quer melhorar a sua saúde? Aprenda a perdoar. Sim, perdoar faz bem ao coração. Quem não perdoa fica com uma “ferida aberta”, libertando hormonas de stress que podem fazer mal ao coração, disse o cardiologista brasileiro Artur Zular.

É verdade que pedir perdão não é fácil, mas perdoar também não. Quando perdoamos, o stress associado ao ressentimento diminui a ponto das consequências serem notáveis fisicamente no nosso próprio corpo.

Vários estudos mostram redução da pressão arterial, da frequência cardíaca, da tensão muscular. Quem perdoa experimenta também um maior relaxamento, mais bem-estar e sensação de controlo.

O perdão aumenta a oxitocina, hormona do relacionamento, melhora a imunidade e a sensação de bem-estar, aumenta a libertação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que melhoram o humor.

Não perdoar pode deixar o sistema de alerta sempre ligado. A constante libertação das hormonas do stress, como a adrenalina e o cortisol, no nosso corpo pode atrapalhar o sono, aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a glicemia.

Por outras palavras, perdoar, além de o deixar mais leve, leva-o a poupar em idas a farmácias. Mas também é preciso livrar-se da raiva, que pode matar aos poucos, como lembrou o psiquiatra Daniel Barros ao Bem-Estar.

De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, existem dois tipos de perdão, o racional e o emocional. Estudos mostram que quando a gente perdoa racionalmente diminui um pouco a carga negativa.

Mas é o perdão emocional – que se traduz em abrir mão das sensações negativas – que traz o benefício real para o corpo. Isso faz diminuir do stress, o cortisol, e, assim, melhorar a saúde do coração.

Para o cardiologista Artur Zular, a capacidade de perdoar é muito requintada e por isso precisa de ser treinada e repetida como um mantra.

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …