Quanto mais pequena é a casa, mais ecológico é o estilo de vida da pessoa

O interesse em casas pequenas aumenta a cada dia que passa – habitações que normalmente medem menos de 37 metros quadrados. Esse interesse é impulsionado pelos meios de comunicação, que afirmam que morar em casas pequenas é benéfico para o planeta.

Pode parecer óbvio que viver numa casa mais pequena reduz o nosso impacto ambiental, mas a verdade é que ainda não foram realizados estudos suficiente para medir de que forma os comportamentos ambientais das pessoas mudam quando elas alteram drasticamente o tamanho do seu lar.

Maria Saxton, investigadora da Virginia Tech, nos Estados Unidos, procurou colmatar essa falha e decidiu desenvolver um estudo que pudesse fornecer evidências mensuráveis sobre de que forma passar a viver numa casa pequena (downsizing) influencia os impactos ambientais.

A investigadora analisou as pegadas ecológicas de 80 downsizers, pessoas que viveram durante um ano ou mais em casas pequenas, de forma a compará-las com as suas pegas ecológicas em casas anteriores.

As pegadas desses downsizers, todos norte-americanos, reduziram, em média, 45%. Surpreendentemente, esta prática pode ingluenciar o estilo de vida de uma pessoa e reduzir os impactos no meio ambiente de formas muito inesperadas, afirma a cientista ao The Conversation.

O conceito de vida minimalista existe há séculos, mas o movimento moderno de pequenas casas tornou-se uma tendência apenas no início dos anos 2000. As casas minúsculas são uma abordagem de habitação inovadora que pode reduzir o desperdício de material de construção e o consumo excessivo. Apesar de não haver uma descrição universal para este tipo de casas, são habitações que dão primazia à qualidade, em detrimento da quantidade.

As pessoas optam por viver em lares mais pequenos por vários motivos. Entre eles podem incluir-se o estilo de vida mais ecológico e a liberdade financeira.

Neste estudo, Maria Saxton examinou os impactos ambientais destes pequenos lares medindo as suas pegadas ecológicas individuais. A investigadora calculou as pegadas em termos de hectares globais, considerando a habitação, o transporte, alimentação, bens e serviços. Um hectare global equivale a cerca de 2,5 acres ou, aproximadamente, o tamanho de um campo de futebol.

Entre os 80 downsizers, a pegada ecológica média é de 3,87 hectares globais, cerca de 9,5 acres. Isto significa que seriam necessários 9,5 acres para sustentar o estilo de vida dessa pessoa durante um ano. Por comparação, antes de se mudarem para estas casas minúsculas, a pegada média dos participantes era de 7,01 hectares globais (17,3 acres).

No entanto, o que surpreendeu Saxton foi descobrir que a casa não foi o único componente das pegadas ecológicas que se alterou – todos os outros componentes do estilo de vida dos downsizers (alimentação, consumo, transportes, bens e serviços) foram positivamente influenciados.

Depois de se mudarem para estas casas, os downsizers passaram a ser mais propensos a ingerir alimentos menos intensivos em termos de energia, e a adotar hábitos alimentares ambientalmente mais conscientes – como cultivar mais alimentos, por exemplo. Além disso, a cientista verificou que os participantes viajavam menos de carro, autocarro, comboio ou avião, e conduziam mais carros com consumo eficiente de combustível.

Em jeito de conclusão, Maria Saxton identificou mais de 100 componentes que alteraram após o downsizing, e aproximadamente 86% tiveram um impacto positivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …