/

“A pandemia derrubou-me.” “Pepe” Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

Presidência do Uruguay

José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica disse que continuará a ser “conselheiro” dos companheiros de partido.

José “Pepe” Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. O antigo governante, que foi Presidente entre 2010 e 2015, disse que a pandemia de covid-19 precipitou a sua decisão.

“Esta situação obriga-me, com muito pesar por causa da minha profunda vocação política, a solicitar a minha renúncia ao lugar que os cidadãos me concederam”, escreveu Mujica numa carta, lida numa sessão extraordinária no Senado e citada pelo Diário de Notícias.

A pandemia derrubou-me“, acrescentou aquele que ficou conhecido como o Presidente mais pobre do mundo.

O ex-Presidente, que tem 85 anos e uma doença autoimune, defendeu que a atividade parlamentar é muito intensa e por causa da covid-19 não conseguia responder da forma como lhe era pedido.

“Isto não significa o abandono da política, mas sim o abandono da primeira fila.” Mujica vai, no entanto, continuar a ser um “conselheiro” dos seus companheiros do Movimento de Participação Popular.

Foi durante o mandato de Mujica que o Uruguai aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, descriminalizou o aborto e legalizou a produção e consumo de marijuana.

Para além de Mujica, outro antigo Presidente do Uruguai renunciou ao Senado: Julio María Sanguinetti, que governou entre 1985 e 1990 e entre 1995 e 2000, também anunciou a sua retirada da vida política ativa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.