Regresso ao FC Porto garante a Pepe desconto de 60% nos impostos

O internacional português Pepe está de volta ao futebol português e ao FC Porto, e como ex-emigrante em Espanha e na Turquia vai poder beneficiar do regime de isenção fiscal para ex-residentes, podendo obter um desconto de quase 60% nos impostos.

Após 12 anos como emigrante no futebol espanhol, ao serviço do Real Madrid, e no campeonato turco, com a camisola do Besiktas, Pepe assinou contrato com o FC Porto até Junho de 2021.

Este regresso a Portugal permite ao futebolista beneficiar do novo regime fiscal aplicado a ex-residentes que foi aprovado no Orçamento de Estado para 2019 (OE2019).

A medida prevê que todos os emigrantes que tenham residido em Portugal e que regressem entre 2019 e 2020, permanecendo por cá durante três a cinco anos, fiquem “excluídos de tributação 50% dos rendimentos“, como cita o Jornal Económico.

Isto significa que estão obrigados a pagarem apenas 50% do IRS devido sobre o rendimento. Como exemplo, o jornal destaca que um contribuinte com rendimentos de 85 mil euros por ano, seria tributado por apenas 42.500 euros, o que levaria o imposto a pagar a descer dos 28.085 euros para apenas 11.062 euros.

Além disso, Pepe ainda pode deduzir na íntegra todos os custos que tiver com a reinstalação em Portugal, pelo que as benesses fiscais podem chegar aos 60%.

Além do FC Porto, havia “dois grandes clubes europeus” interessados na contratação do defesa-central, como revelou Pinto da Costa, o presidente dos dragões, ao Porto Canal, notando que “teria contrato cinco ou seis vezes maior”.

Pepe acabou por escolher o “seu clube do coração”, destaca Pinto da Costa, notando que o jogador “tem uma situação que não o obriga a ser escravo do dinheiro“. Porém, as condições fiscais vantajosas também podem ter sido determinantes para este regresso a Portugal.

Depois de ter rumado do FC Porto ao Real Madrid em 2007, onde ganhou três Ligas dos Campeões Europeus e três campeonatos espanhóis, Pepe foi para o Besiktas da Turquia, clube com o qual rescindiu em Dezembro passado.

“É um privilégio voltar a vestir esta camisola”, referiu no regresso ao Porto, notando que “está feliz” por “voltar a casa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O problema está no que os políticos decidiram… deveriam ter colocado um tecto máximo para obter estes benefícios fiscais…

RESPONDER

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …