Regresso ao FC Porto garante a Pepe desconto de 60% nos impostos

O internacional português Pepe está de volta ao futebol português e ao FC Porto, e como ex-emigrante em Espanha e na Turquia vai poder beneficiar do regime de isenção fiscal para ex-residentes, podendo obter um desconto de quase 60% nos impostos.

Após 12 anos como emigrante no futebol espanhol, ao serviço do Real Madrid, e no campeonato turco, com a camisola do Besiktas, Pepe assinou contrato com o FC Porto até Junho de 2021.

Este regresso a Portugal permite ao futebolista beneficiar do novo regime fiscal aplicado a ex-residentes que foi aprovado no Orçamento de Estado para 2019 (OE2019).

A medida prevê que todos os emigrantes que tenham residido em Portugal e que regressem entre 2019 e 2020, permanecendo por cá durante três a cinco anos, fiquem “excluídos de tributação 50% dos rendimentos“, como cita o Jornal Económico.

Isto significa que estão obrigados a pagarem apenas 50% do IRS devido sobre o rendimento. Como exemplo, o jornal destaca que um contribuinte com rendimentos de 85 mil euros por ano, seria tributado por apenas 42.500 euros, o que levaria o imposto a pagar a descer dos 28.085 euros para apenas 11.062 euros.

Além disso, Pepe ainda pode deduzir na íntegra todos os custos que tiver com a reinstalação em Portugal, pelo que as benesses fiscais podem chegar aos 60%.

Além do FC Porto, havia “dois grandes clubes europeus” interessados na contratação do defesa-central, como revelou Pinto da Costa, o presidente dos dragões, ao Porto Canal, notando que “teria contrato cinco ou seis vezes maior”.

Pepe acabou por escolher o “seu clube do coração”, destaca Pinto da Costa, notando que o jogador “tem uma situação que não o obriga a ser escravo do dinheiro“. Porém, as condições fiscais vantajosas também podem ter sido determinantes para este regresso a Portugal.

Depois de ter rumado do FC Porto ao Real Madrid em 2007, onde ganhou três Ligas dos Campeões Europeus e três campeonatos espanhóis, Pepe foi para o Besiktas da Turquia, clube com o qual rescindiu em Dezembro passado.

“É um privilégio voltar a vestir esta camisola”, referiu no regresso ao Porto, notando que “está feliz” por “voltar a casa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O problema está no que os políticos decidiram… deveriam ter colocado um tecto máximo para obter estes benefícios fiscais…

RESPONDER

Recandidatura de Trump arranca com despedimentos de responsáveis por sondagens negativas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresenta esta terça-feira a sua recandidatura à Casa Branca pelo Partido Republicano, num comício que juntará 20 mil pessoas em Orlando, Flórida, e numa altura em que sondagens …

Atlético ganhou a corrida. João Félix vai para Madrid

João Félix deverá mesmo rumar ao Atlético de Madrid. Segundo escreve a imprensa desportiva esta terça-feira, os colchoneros adiantaram-se na corrida pelo avançado de 19 anos e estarão mesmo dispostos a bater a cláusula de …

Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

É uma "guerra" que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o …

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …