A Pensilvânia sentiu 20 explosões desde abril. E ninguém sabe porquê

Desde abril, já ocorreram 20 misteriosas explosões na parte rural deste estado norte-americano. As autoridades estão a investigar mas ainda não sabem explicar o porquê de isto estar a acontecer.

No passado dia 13 de maio, a parte rural da Pensilvânia, nos EUA, foi acordada por uma forte explosão. No dia seguinte, foi encontrada uma cratera com cerca de um metro de largura, numa estrada de densas árvores e coberta por vários detritos.

Esta foi a vigésima explosão do género desde abril e, embora o Exército e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) já estejam a investigar, a verdade é que ainda não sabem explicar o porquê de isto acontecer, conta o Washington Post.

Os detalhes fornecidos pela polícia deste estado norte-americano também são escassos. Em declarações ao jornal, o porta-voz da polícia, Marc Allen, explica que as autoridades não querem alertar os possíveis suspeitos sobre o quanto já sabem sobre esta série de misteriosas explosões.

O que é certo é que todas ocorreram entre a uma e as quatro da manhã nos últimos dois meses e ninguém ficou ferido, de acordo com o comunicado divulgado pela polícia. O porta-voz também acrescenta que não foram causadas por razões geológicas ou técnicas. Conclusão, foram mesmo intencionais.

Charlene Hennessy, porta-voz da ATF, também não quis dar muitos detalhes mas especulou que as explosões possam estar a ser provocadas por grandes quantidades de alvos explosivos – conhecidos como Tannerite – que são vendidos legalmente mas que não estão regulados por esta agência governamental.

De acordo com o jornal norte-americano, a verdade é que explodir grandes quantidades de Tannerite é algo bastante comum de se encontrar nos vídeos do YouTube. “Por isso, não ficaria surpreendida se se tratasse disto mesmo”, afirmou Hennessy aos media locais.

No entanto, a falta de informações e o secretismo das autoridades dão aso a que os moradores tenham as suas próprias teorias como, por exemplo, a possibilidade de serem satélites a cair do céu ou perfuração ilegal na zona.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …