Penhoras duplicaram devido a sistema implacável

Nos últimos três anos, o número de penhoras duplicou, passando dos 927 mil euros em 2013 para mais de dois milhões de euros no ano passado.

Jornal de Notícias, que divulgou os números, conclui que os contribuintes são lesados pela automatização de processos.

O diário sustenta que no ano passado se verificaram mais de dois milhões de cobranças coercivas e que as penhoras passaram de “927 mil euros para dois milhões”, em apenas dois anos.

O jornal justifica este incremento com a implementação das penhoras automáticas, a partir de 2005, e que transformam a Autoridade Tributária e Aduaneira numa verdadeira máquina fiscal implacável.

“Melhorou-se a informatização do sistema fiscal de controlo, mas foi-se longe de mais”, considera o advogado Tiago Caiado Guerreiro, em declarações ao Jornal de Notícias, salientando que tem havido “abusos contra os contribuintes, que muitas vezes não se defendem porque sabem que se trata de um processo moroso e caro”.

Este especialista entende ainda que “passámos do oito para o oitenta“, notando o facto de as multas aplicadas serem, muitas vezes, “desproporcionais”, atesta ao Jornal de Notícias, dando o exemplo da falta de pagamento das portagens, onde as coimas podem ser 100 vezes superiores ao valor pago nos pórticos das auto-estradas.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Duplicaram de tal maneira, que até há dividas que já foram liquidadas, que estão a ser alvo de penhora (principalmente contas bancárias).
    Isto é que é um sistema implacável? Ou é o fruto desta cambada que ainda temos de aturar mais 6 meses?

  2. São Roubos autênticos e com total abuso,a prepotência da ditadura tributaria onde somos simplesmente espoliados,para que nada falta aos marajás que ganham ordenados e mordomias pornográficas ,enfim roubam os desgraçados que ja nem para comer tem …..para engordar os Al-capones da maquina tributaria e outros gangues do” governo”isto é vergonhoso No caso do IMI e das coimas das portagens multiplicadas por cem vezes mais ,seria vergonhoso se estes F… d…tivessem um pingo de vergonha ,mas eles não tem”

    Votemos nas próximas eleições partido das cadeira vazias ou no Pan.mas nunca nos chulos do CDS,PSD,PS PCP e BE todos ir votar mas votar contra os chulos ,temos quase 20 partidos políticos ,ninguém obriga a votar na máfia nem nos chulo s .se nao votar-mos neles eles não serão eleitos.

  3. ´É tão vergonhoso a forma como é feito ,penhoram não para melhorar o pais mas sim para depois dividirem o dinheiro por chefes e pessoas da maquina tributária que já estão a ser pagos para efectuar o trabalho a que estão destinados,prémios e prémiozinhos para quem apenas está a cumprir o seu trabalho e que já são pagos por nós povo ,porque não dão prémios as senhoras da limpeza que se levantam ás 5 manhã para irem ganhar uma bosta de 200 ou 300 euros e quando fazem 8 ou 10 horas seguidas em vez de darem a quem já por si ganha muito bem caso de chefes dea maquina tributária ,olhem o pais e quem ganha pouco e muito trabalha.

  4. Costumo dizer o povo tem o que merece escolheu uma cambada de sangue
    sugas para governar este país quando os mesmos e as empresas por onde passaram não pagaram imposto, quem se lixa ( F ) é o Zé povinho, pode ser que um dia acordem.

  5. Os fascistas da ditadura salazarista tiveram de fugir. E Otelo Saraiva de Carvalho ponha-os todos no Campo Pequeno para …. E o que vai acontecer a estes que nos roubaram, nos puseram na miséria e nos vão matando lentamente como se o POVO fosse apenas números?!

  6. Desisto de Portugal. Desisto do País que tanto amo. Não desisto pelo país que continuarei a amar, mas por causa de partidos políticos que não respeitam os cidadãos e nos tratam abaixo de cão… Vou emigrar… Mais um engenheiro que Portugal perde…

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …