Penhoras duplicaram devido a sistema implacável

Nos últimos três anos, o número de penhoras duplicou, passando dos 927 mil euros em 2013 para mais de dois milhões de euros no ano passado.

Jornal de Notícias, que divulgou os números, conclui que os contribuintes são lesados pela automatização de processos.

O diário sustenta que no ano passado se verificaram mais de dois milhões de cobranças coercivas e que as penhoras passaram de “927 mil euros para dois milhões”, em apenas dois anos.

O jornal justifica este incremento com a implementação das penhoras automáticas, a partir de 2005, e que transformam a Autoridade Tributária e Aduaneira numa verdadeira máquina fiscal implacável.

“Melhorou-se a informatização do sistema fiscal de controlo, mas foi-se longe de mais”, considera o advogado Tiago Caiado Guerreiro, em declarações ao Jornal de Notícias, salientando que tem havido “abusos contra os contribuintes, que muitas vezes não se defendem porque sabem que se trata de um processo moroso e caro”.

Este especialista entende ainda que “passámos do oito para o oitenta“, notando o facto de as multas aplicadas serem, muitas vezes, “desproporcionais”, atesta ao Jornal de Notícias, dando o exemplo da falta de pagamento das portagens, onde as coimas podem ser 100 vezes superiores ao valor pago nos pórticos das auto-estradas.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Duplicaram de tal maneira, que até há dividas que já foram liquidadas, que estão a ser alvo de penhora (principalmente contas bancárias).
    Isto é que é um sistema implacável? Ou é o fruto desta cambada que ainda temos de aturar mais 6 meses?

  2. São Roubos autênticos e com total abuso,a prepotência da ditadura tributaria onde somos simplesmente espoliados,para que nada falta aos marajás que ganham ordenados e mordomias pornográficas ,enfim roubam os desgraçados que ja nem para comer tem …..para engordar os Al-capones da maquina tributaria e outros gangues do” governo”isto é vergonhoso No caso do IMI e das coimas das portagens multiplicadas por cem vezes mais ,seria vergonhoso se estes F… d…tivessem um pingo de vergonha ,mas eles não tem”

    Votemos nas próximas eleições partido das cadeira vazias ou no Pan.mas nunca nos chulos do CDS,PSD,PS PCP e BE todos ir votar mas votar contra os chulos ,temos quase 20 partidos políticos ,ninguém obriga a votar na máfia nem nos chulo s .se nao votar-mos neles eles não serão eleitos.

  3. ´É tão vergonhoso a forma como é feito ,penhoram não para melhorar o pais mas sim para depois dividirem o dinheiro por chefes e pessoas da maquina tributária que já estão a ser pagos para efectuar o trabalho a que estão destinados,prémios e prémiozinhos para quem apenas está a cumprir o seu trabalho e que já são pagos por nós povo ,porque não dão prémios as senhoras da limpeza que se levantam ás 5 manhã para irem ganhar uma bosta de 200 ou 300 euros e quando fazem 8 ou 10 horas seguidas em vez de darem a quem já por si ganha muito bem caso de chefes dea maquina tributária ,olhem o pais e quem ganha pouco e muito trabalha.

  4. Costumo dizer o povo tem o que merece escolheu uma cambada de sangue
    sugas para governar este país quando os mesmos e as empresas por onde passaram não pagaram imposto, quem se lixa ( F ) é o Zé povinho, pode ser que um dia acordem.

  5. Os fascistas da ditadura salazarista tiveram de fugir. E Otelo Saraiva de Carvalho ponha-os todos no Campo Pequeno para …. E o que vai acontecer a estes que nos roubaram, nos puseram na miséria e nos vão matando lentamente como se o POVO fosse apenas números?!

  6. Desisto de Portugal. Desisto do País que tanto amo. Não desisto pelo país que continuarei a amar, mas por causa de partidos políticos que não respeitam os cidadãos e nos tratam abaixo de cão… Vou emigrar… Mais um engenheiro que Portugal perde…

RESPONDER

As vaquitas estão extinguir-se à nossa frente. Já só há 10 em todo o mundo

A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas cerca de dez criaturas vivas, segundo cientistas. O ser humano é o principal responsável pelo seu contínuo desaparecimento. As vaquitas …

A Ciência descobriu quando nasceu Deus

A ideia de um deus todo-poderoso que vigia os humanos a partir do Céu e pune os que se desviam da norma surgiu depois que estes trocaram a tribo pela sociedade. Essa é a principal conclusão …

Famílias numerosas queixam-se de disparidades no preço da água consumida

A Associação Portuguesa das Famílias Numerosas queixou-se da diferença no preço da água consumida consoante o município onde se vive e o número de pessoas do agregado familiar. Na quarta edição do estudo sobre a água …

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …