Pela primeira vez, Censos vão poder ser feitos por telefone

Poetprince / Flickr

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estatística (INE) criou uma linha telefónica específica para preencher os Censos. O objetivo é chegar às pessoas que não têm acesso à Internet e que não podem dirigir-se aos balcões das juntas de freguesia.

A informação foi avançada esta segunda-feira numa entrevista de Francisco Lima, presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), ao Jornal de Negócios.

Questionado sobre o porquê de não se adiarem os Censos, o presidente do INE respondeu que os “regulamentos nacionais e europeus (…) impõem o ano censitário como 2021”. Para Francisco Lima, o que é “preponderante” é “saber se conseguimos criar condições para ter uns Censos de qualidade ou não”.

O responsável do INE explicou que os Censos “já eram, em grande parte, online” e que “vai ser reforçada a importância da resposta online”. Além da Internet, também será possível responder em papel, mas o INE espera que “seja residual”.

Por outro lado, Francisco Lima anunciou a introdução de um “novo modo de resposta que não estava previsto”: o telefone. Este método dirige-se a pessoas sem acesso à Internet e que podem não ter quem os ajude a responder pela Internet e sem possibilidade de se dirigir aos e-balcões das juntas de freguesia.

“O que se montou agora não foi só uma linha de apoio, mas também uma linha que permita à pessoa responder por telefone e a linha está dimensionada no mínimo para várias centenas de milhares de respostas por telefone”, explicou.

O teste-piloto da nova linha telefónica arrancou em novembro. Segundo Francisco Lima, sete freguesias testaram o sistema e houve uma boa aceitação por parte da população. “Foi um teste muito útil, porque aconteceu de tudo em termos de pandemia, desde freguesias quase confinadas devido à incidência da pandemia, seja lares que estavam com surtos, recenseadores que de repente ficam em confinamento ou infetados”, disse.

Os censos têm um orçamento de 39 milhões de euros, sendo que a criação de uma linha para respostas telefónicas e a compra de material de proteção representaram um custo adicional de 1,5 milhões de euros.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …