Peixe com dentes descoberto nos vulcões extintos da Austrália

d.r. CSIRO

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Se ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui está mais uma prova: uma equipa de investigadores australianos descobriu uma nova espécie de peixe, a viver nos vulcões submarinos extintos descobertos ao largo da costa de Sydney.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos a 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos debaixo de quase cinco quilómetros de oceano.

Estima-se que estas caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. A equipa de investigadores do navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Mas a viver dentro dos vulcões, os cientistas encontraram uma surpresa: vários tipos de criaturas estranhas, incluindo um pequeno peixe bizarro, sem escamas e com dentes, que os investigadores baptizaram de “blackfish”, ou “peixe preto”.

Larvas de viveiros

A equipa ainda está a tentar identificar esta espécie de peixe com presas e sem escamas – e nem sequer está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros dos peixes que viviam vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, os seus criadores assumem que eles se perdem para sempre.

De acordo com a CSIRO, o que está a acontecer é que estes animais estão a prosperar e crescer em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da equipa, o biólogo marinho Iain Suthers, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipa ficou surpreendida ao descobrir um redemoinho ao largo de Sydney, que se revelou um habitat para larvas de lagosta e outros pequenos bichos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados na região.

“Pensávamos que estes peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era o seu fim. Mas, na verdade, estes vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …