Peixe com dentes descoberto nos vulcões extintos da Austrália

d.r. CSIRO

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Se ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui está mais uma prova: uma equipa de investigadores australianos descobriu uma nova espécie de peixe, a viver nos vulcões submarinos extintos descobertos ao largo da costa de Sydney.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos a 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos debaixo de quase cinco quilómetros de oceano.

Estima-se que estas caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. A equipa de investigadores do navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Mas a viver dentro dos vulcões, os cientistas encontraram uma surpresa: vários tipos de criaturas estranhas, incluindo um pequeno peixe bizarro, sem escamas e com dentes, que os investigadores baptizaram de “blackfish”, ou “peixe preto”.

Larvas de viveiros

A equipa ainda está a tentar identificar esta espécie de peixe com presas e sem escamas – e nem sequer está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros dos peixes que viviam vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, os seus criadores assumem que eles se perdem para sempre.

De acordo com a CSIRO, o que está a acontecer é que estes animais estão a prosperar e crescer em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da equipa, o biólogo marinho Iain Suthers, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipa ficou surpreendida ao descobrir um redemoinho ao largo de Sydney, que se revelou um habitat para larvas de lagosta e outros pequenos bichos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados na região.

“Pensávamos que estes peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era o seu fim. Mas, na verdade, estes vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …