Peixe com dentes descoberto nos vulcões extintos da Austrália

d.r. CSIRO

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Se ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui está mais uma prova: uma equipa de investigadores australianos descobriu uma nova espécie de peixe, a viver nos vulcões submarinos extintos descobertos ao largo da costa de Sydney.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos a 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos debaixo de quase cinco quilómetros de oceano.

Estima-se que estas caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. A equipa de investigadores do navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Mas a viver dentro dos vulcões, os cientistas encontraram uma surpresa: vários tipos de criaturas estranhas, incluindo um pequeno peixe bizarro, sem escamas e com dentes, que os investigadores baptizaram de “blackfish”, ou “peixe preto”.

Larvas de viveiros

A equipa ainda está a tentar identificar esta espécie de peixe com presas e sem escamas – e nem sequer está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros dos peixes que viviam vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, os seus criadores assumem que eles se perdem para sempre.

De acordo com a CSIRO, o que está a acontecer é que estes animais estão a prosperar e crescer em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da equipa, o biólogo marinho Iain Suthers, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipa ficou surpreendida ao descobrir um redemoinho ao largo de Sydney, que se revelou um habitat para larvas de lagosta e outros pequenos bichos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados na região.

“Pensávamos que estes peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era o seu fim. Mas, na verdade, estes vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …