/

Descoberto um aglomerado de vulcões submersos ao largo de Sydney

Um aglomerado de vulcões submersos, com potencial para ajudar a desvendar os segredos do fundo do mar entre a Austrália e a Nova Zelândia, foi descoberto ao largo de Sydney, informaram esta segunda-feira cientistas australianos.

Os quatro vulcões inativos, que se estendem por uma área de 20 por seis quilómetros, a 4.900 metros de profundidade, foram localizados a aproximadamente 250 quilómetros da costa da maior cidade australiana.

O conjunto, que se estima que tenha 50 milhões de anos, foi encontrado no mês passado durante uma expedição científica.

Estes vulcões “vão contar parte da história de como a Nova Zelândia e a Austrália se separaram há cerca de 40-80 milhões de anos e vão agora ajudar os cientistas a direcionar a futura exploração do fundo do mar para desvendar os segredos da crosta terrestre”, afirmou Richard Arculus, especialista em vulcões da Universidade Nacional Australiana, citado pelas agências internacionais.

A descoberta foi feita durante uma expedição científica, realizada entre 03 e 18 de junho, liderada por Iain Suthers, da Universidade de Nova Gales do Sul, a qual envolveu 28 cientistas de várias universidades australianas, neozelandesa, norte-americanas e canadianas.

“Foi um tremendo sucesso”, disse Iain Suthers, referindo-se à descoberta do aglomerado de vulcões, mas também ao resultados da investigação, a qual versava as larvas das lagostas.

“Estas notícias são muito excitantes”, disse o professor Arculus, citado pelo Australian, “porque é a primeira vez que estes vulcões são vistos”.

“Isto prova que actualmente sabemos mais sobre a topografia de Marte do que a do leito do mar, bem no meio do nosso quintal”, acrescentou.

Todos estes vulcões estiveram em erupção no passado”, explicou Arculus”, mas a actividade vulcânica no Mar da Tasmânia está extinta, estes vulcões dificilmente voltarão a entrar em actividade.

Certo, mas os habitantes de Sydney nunca mais voltarão a olhar para o mar com os mesmo olhos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.