Pedro Nuno fez mal as contas. Sporting-Benfica foi rival da AD

5

Partido Socialista / Flickr

Pedro Nuno Santos em campanha

Esquerda junta tem mais votos do que AD e IL? Assunção Cristas foi protagonista em campanha – mas teve companhia do ludopédio.

Os políticos costumam, ou desvalorizar sondagens sobretudo quando os números não são favoráveis, ou destacar sondagens quando os números são favoráveis.

Mas as análises aos números, sobretudo em declarações públicas, costumam ser acertadas. Os candidatos costumam estar bem informados.

Não foi o caso de Pedro Nuno Santos, nesta quinta-feira.

O secretário-geral do PS esteve em Évora, onde disse que os partidos de esquerda têm “capacidade de conversar, de pensar em conjunto e de terem uma relação civilizada e de estabilidade”.

Na mesma sequência, e em relação a sondagens, Pedro Nuno disse aos jornalistas: “Até ver, os partidos de esquerda juntos têm mais (intenções de voto) do que a AD e a IL“.

Mas não é bem assim.

Na noite anterior, foi divulgada uma sondagem da Universidade Católica que coloca a AD na frente e que, juntando AD e IL, prevê um máximo de 106 deputados; mesmo com PS, Bloco de Esquerda, Livre, CDU e PAN juntos, o máximo seria de 96 deputados.

E, mesmo no pior cenário para AD e IL, o mínimo seria de 92 deputados. Quase o número máximo da esquerda toda junta – que, no mínimo, ficaria com 80 deputados.

Esse cenário foi destacado por uma jornalista da RTP (que publicou o inquérito da Católica) que estava junto ao líder socialista.

Pedro Nuno Santos respondeu: “Vocês têm de insistir na vossa sondagem, mas vamos esperar por mais algumas para começarmos a relativizar e para nos concentrarmos nos problemas do país”.

Cristas e futebol

A AD esteve em Ourém na noite passada e contou com uma convidada especial: Assunção Cristas.

A antiga líder do CDS destacou o papel das mulheres, lembrando que, por exemplo, o PSD foi o primeiro grande partido português a ser liderado por uma mulher: Manuela Ferreira Leite; e ela própria foi líder partidária.

E respondeu a críticas, sobretudo de Inês de Sousa Real (PAN), à presença de Gonçalo da Câmara Pereira na coligação, e ao recente caso do referendo ao aborto: “Quando nos vêm querer dar lições sobre esta matéria, primeiro, meus senhores, arranjem currículo. Queria pedir às mulheres que se empenhem na campanha”.

Cristas também criticou Pedro Nuno Santos – sem dizer o seu nome: “Digam-me uma única boa decisão dele para o país. Falam em experiência; para mim isso significa cadastro“.

Foi um jantar-comício com muitos aplausos, com muita gente na plateia mas, como sublinha a rádio Antena 1, em diversos momentos a AD teve um rival: o futebol.

É que, à mesma hora, estava a ser transmitido o Sporting-Benfica, para a Taça de Portugal; e muita gente estava mais interessada na televisão do que nos discursos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. De facto, o melhor timing para arriscar investir numa presença de má memória, que apela a outra memória que quis suspender a democracia, só podia ser o dia e hora da disputa de um derbi de futebol para a taça de Portugal.
    Boa tática, AD e família!
    Porque não pensaram nisso para o Passos?

    3
    1
  2. De má memória é a herança de Sócrates que Passos Coelho conseguiu resolver em tempo record. De má memória é o assalto ao poder de António Costa, que perdeu as eleições e se juntou aos radicais de esquerda para afundar outra vez o país. De má memória é o desinvestimento total na educação e saúde nos últimos 8 anos, que só beneficiarem os privados que tanto criticam. De má memória é o povo não perceber que Costa devolveu menos rendimentos do que Passos Coelho iria devolver e ainda sacrificou o povo com a maior carga de impostos da história da democracia. De má memória é fazerem do único estadista em atividade nos últimos 20 anos um monstro. Passos Coelho é um estadista e o país deve-lhe muito. Acredito que ele não voltará à política porque sente uma injustiça tremenda pelo que a esquerda e o povo em geral lhe fizeram e continuam a fazer. Pior ainda é que Sócrates, se voltasse à política, seria recebido como um herói. Como dizia Pessa: E esta, hein?

    2
    1
  3. Deve ser sado masoquista … só falta dizer que o melhor politico foi aquele que abandonou o pais para ir para a europa que fez uma guerra … memoria fraca ou apenas falta dela … tambem deve defender aquel que comprou submarinos meteu ao bolso a comissão e depois escondeu os documentos .. os gregos e os alemaes foram presos o Portas e o passos andam por aí Heroi ??? so mesmo de banda desenhada

  4. PNS fez mal as contas?! Essa é a sua especialidade. O incompetente nem se lembrava que tinha autorizado o pagamento de 500.000 á funcionária da TAP! Um gajo destes não tem nível para secretário geral de um partido. E aquela em que aproveitou a saída de Costa do país para criar a localização de dois aeroportos?! No dia seguinte, Costa deu-lhe um puxão de orelhas, mandou-lhe anular essa Portaria e obrigou-o a ir pedrir desculpa aos portugueses através da televisão.

  5. Jose carmo, o teu discurso evidencia uma completa dopagem. Quanto mais dizes palarmices mais te enterras. É o desespero em detrimento da racionalidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.