Pedro Marques foi o ministro mais “poupado” em 2016

António Cotrim / Lusa

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, foi o elemento do Governo com o maior valor de despesa cativada em 2016, gastando menos 258 milhões de euros do que era esperado.

Estes dados constam da Conta Geral do Estado relativos a 2016 da responsabilidade do ministério das Finanças e são avançados pelo Jornal de Negócios.

O ministério de Pedro Marques tinha prevista uma cativação de 511 milhões de euros em 2016. Deste valor, 258 milhões de euros ficaram por gastar, o que constitui o maior valor de despesa cativada do ano passado, entre todos os ministérios do Executivo.

A Saúde também apresenta uma poupança considerável, com os valores das cativações a rondarem os 79,1 milhões de euros.

PSD acusa Governo de falta de transparência

O tema das cativações esteve nesta sexta-feira em destaque no Parlamento num debate tenso e cerrado, proposto pelo PSD e subordinado ao tema da “falta de transparência nos cortes de despesa nos serviços públicos”.

Os sociais-democratas entraram ao ataque ao Governo com a intervenção do dirigente da bancada, António Leitão Amaro. “Há cortes, o Estado falha e as pessoas sofrem”, declarou o deputado que associou as cativações feitas pelo Governo em serviços públicos essenciais a acontecimentos recentes, como o incêndio de Pedrógão Grande e o roubo na base militar de Tancos.

Mário Centeno respondeu logo a seguir ao dirigente do Grupo Parlamentar do PSD.

“Por razões que desafiam a lógica, este debate é centrado nos cativos, que são transparentes, porque estão regulados na lei do Orçamento do Estado para 2016 e no decreto da execução orçamental. Os valores finais estão sempre estampados na Conta Geral do Eestado, quer por Ministério, quer por tipo de despesa, – e no ano passado representaram apenas cerca de um por cento da despesa pública“, reagiu o titular da pasta das Finanças.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …