Afinal, as pedras de Stonehenge podem ter sido transportadas usando sebo

Como é que os construtores de Stonehenge levaram as pedras gigantes para o mesmo local continua um mistério. Agora, uma nova investigação sugere que as pedras foram transportadas através de gordura animal.

Uma nova investigação pode oferecer uma perspetiva curiosa em relação a como é que os construtores do Stonehenge levaram as pedras para o local. Gordura animal encontrada em olaria foi interpretada como prova de que eram feitos grandiosos banquetes em Stonehenge.

No entanto, uma equipa de cientistas publicou um estudo, esta semana, na revista Antiquity, que sugere que essa gordura pode ter sido usada para mover as pedras até ao destino. Isto porque o sebo foi encontrado em cerâmica do tamanho de baldes, o que pode indicar que foi usada para facilitar o transporte das peças.

“Eu estava interessada no nível excecional da preservação e grandes quantidade lípidos que recuperamos da cerâmica em Grooved Ware”, disse Lisa-Marie Shillito, autora principal do estudo. A arqueóloga ficou curiosa para saber por que razão havia grandes quantidades de de gordura de porco na cerâmica encontrada.

Os ossos escavados em Grooved Ware mostram que muitos dos porcos foram assados no espeto, em vez de cortados, como seria de esperar caso estes tivessem sido cozidos nos potes.

“Uma análise de resíduos de gordura é uma técnica bem estabelecida para revelar que tipo de alimentos eram usados para os diferentes tipos de cerâmica”, disse Shillito.  De acordo com o Sci-News, apesar de haver questões por responder em relação a Stonehenge, é praticamente consensual que as pedras foram movidas através de esforço humano.

“Interpretações arqueológicas de resíduos da cerâmica, às vezes, só nos mostram parte da realidade”, explicou o especialista. “Se esperamos obter um melhor entendimento, precisamos de pensar num contexto mais amplo e adotar uma abordagem diferente para identificar outras possibilidades”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …