Pedaços de foguetão chinês prestes a cair do céu. Espanha encerra aeroportos

3

Vários bocados do corpo do foguetão lançador de 23 toneladas, que levou ao espaço o módulo Mengtian da Estação Espacial da China, vão cair algures na Terra entre sexta-feira e sábado de manhã.

A China lançou esta semana o terceiro e último módulo para completar a sua estação espacial permanente, no culminar de mais de uma década de esforços para manter presença constante de tripulantes em órbita.

O módulo, designado Mengtian, foi lançado para o Espaço a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang, na província insular de Hainan, no extremo sul da China.

Uma grande multidão de fotógrafos amadores e entusiastas do Espaço assistiram à descolagem a partir de uma praia adjacente.

Mengtian, ou “Sonho Celestial”, junta-se ao Wentian como o segundo módulo de laboratório para a estação espacial chinesa, coletivamente conhecida como Tiangong, ou “Palácio Celestial”. Ambos estão ligados ao módulo central, designado Tianhe, onde a tripulação vive e trabalha.

Agora, o corpo de 23 toneladas do foguetão que levou a  Mengtian ao espaço está a regressar à Terra — e vai atingir o solo este fim de semana, escreve a ScienceAlert.

Ao contrário da maioria dos corpos de foguetões modernos, que são projetados para se desintegrarem numa parte remota do Oceano Pacífico, o corpo do foguetão chinês caiu na sua própria órbita à volta da Terra.

Ninguém sabe ao certo onde é que vai cair, nem há forma de o controlar. Sabe-se que o vai sobrevoar, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol.

Em Espanha, a reentrada não controlada está a levar ao cancelamento de alguns voos, com os aeroportos da Catalunha e de Ibiza a serem os mais afetados, diz o El Mundo. O aeroporto de Barcelona suspendeu todas as partidas e chegadas durante uma hora.

Não é a primeira vez, este ano, que um foguetão chinês cai de forma descontrolada na Terra. Em julho, os detritos do foguetão chinês Longa Marcha 5B reentraram na atmosfera perto das Filipinas, acabando por se dispersar “de forma descontrolada” por uma área com cerca de 2000 km de comprimento e 70 km de largura.

No entanto, nada tema; a probabilidade de lhe acertar é minúscula. Parte do corpo do foguetão vai arder enquanto atravessa a atmosfera, embora não se desintegre totalmente. Entre 20 e 40% da massa do objeto sobreviverá à queda, estimam especialistas ouvidos pela Insider.

Provavelmente, o pedaço de foguetão vai desfazer-se em vários bocados. Contudo, a maior parte da área onde os detritos podem cair é mar aberto ou terreno deserto. Ainda assim, há quem critique a queda descontrolada de detritos, considerando que é um risco desnecessário.

Num estudo publicado na revista Nature em julho, os cientistas calcularam uma probabilidade de aproximadamente 10% de que detritos atinjam uma ou mais pessoas dentro de um período de dez anos. A estimativa inclui tudo, desde foguetões a satélites.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.