Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, durante a execução de um exame.

O precioso pedaço de cabelo, foi embrulhado e enviado num telegrama, manchado de sangue, do Departamento de Guerra. À primeira vista, era o pedaço de cabelo que o primo da primeira-dama, que estava presente quando foi cortada a mecha da cabeça do presidente, tinha no bolso — e durou até hoje.

Agora, a mecha de cabelo do antigo presidente Abraham Lincoln, e o telegrama manchado com o seu sangue, acabaram de ser vendidos por mais de 81 mil dólares num leilão que aconteceu no sábado. De acordo com o ATI, o comprador desta relíquia optou por permanecer anónimo.

O valor exorbitante pago pelas peças histórias é espantoso, mas mais surpreendente ainda é pensar como é que uma mecha de cabelo de um dos mais famosos presidentes dos EUA  chegou a 2020 sem conhecimento público – sobretudo porque a mecha de cabelo tem apenas 5 centímetros.

O pedaço de cabelo foi cortado da cabeça de Lincoln durante um exame que ocorreu após a sua morte, e inicialmente foi dado a Lyman Beecher Todd – um primo da primeira-dama Mary Todd Lincoln.

Sem encontrar o lugar perfeito para guardar a inquietante lembrança, Todd embrulhou e protegeu o cabelo do presidente num telegrama do Departamento de Guerra – que tinha recebido após o seu assassinato. O telegrama foi passado de geração em geração, através do filho de Todd, James A. Todd, que detalhou o artefacto numa carta de 12 de fevereiro de 1945.

“A mecha de cabelo de Abraham Lincoln foi cortada da sua cabeça, e foi entregue ao meu pai durante a realização da autópsia, permanecendo inteiramente sob a custódia da nossa família desde aquela altura”, explicou James A. Tood.

Apesar de Lincoln ter sido assassinado em 1865, o cabelo e o telegrama mantiveram-se intactos. Foram testados e tidos como legítimos antes de serem leiloados.

Bobby Livingston, vice-presidente executivo da RR Auction – a casa de leilões – explicou que nesta situação específica sabe claramente a origem das peças, uma vez que “veio de um membro da família que estava ao lado da cama do presidente”.

Segundo o ATI, o telegrama do Departamento de Guerra que Todd recebeu na noite da morte de Lincoln, foi enviado por George H. Kinnear – seu assistente nos correios de Lexington, Kentucky.

A curiosa decisão de entregar a mecha de cabelo de Lincoln a um dos primos da sua esposa traz algumas informações históricas. Lyman Beecher Todd era mais do que um parente por casamento. Todd aproximou-se dos Lincoln durante as suas visitas a Lexington, no Kentucky, antes da Guerra Civil.

Foi Lincoln quem garantiu que o Todd fosse nomeado o carteiro oficial de Lexington, o que ocorreu logo após a eleição do presidente.

Abraham Lincoln foi presidente dos EUA entre 1861 e 1865, e ficou conhecido pela sua luta para abolir a escravatura. Foi assassinado por John Wilkes Booth quando estava a assistir a uma peça de teatro no Ford’s Theatre, com a sua esposa Mary.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …