Família comprou por 5 libras uma valiosa peça de xadrez que vale 1 milhão

(dr) Sotheby’s

Lewis Warder

Perdida há cerca de 200 anos, uma peça de xadrez de Lewis foi recuperada. O objeto estava guardado numa das gavetas da casa de uma família escocesa, que a comprou por cinco libras. A peça pode agora valer um milhão.

O avô da família, um negociante de antiguidades de Edimburgo, na Escócia, adquiriu a peça de xadrez pelo valor quase insignificante de cinco libras, o equivalente 5,64 euros, em 1964. Na altura, o homem não se apercebeu da importância deste objeto. Ainda assim, a peça de 8,8 centímetros foi passando de geração em geração, sempre guardada no fundo de uma gaveta.

A peça não saía do seio familiar até que, 55 anos depois, um membro da família decidiu vender o objeto através da casa de leilões Sotheby’s, em Londres. Citado pela BBC e sem querer ser identificado, o homem conta que se dirigiu à leiloeira para obter uma avaliação.

“Estava guardada e, quando o meu avô morreu, a minha mãe herdou a peça. Ela gostava do ‘homem de xadrez’ e admirava a sua estranheza. Acreditava que a peça era especial e podia ter um significado mágico”, afirma.

A peça – que é, na verdade, uma relíquia – é considerada um “importante símbolo da civilização europeia”. O objeto faz parte do conjunto Lewis Chessmen, datado do século XII. Segundo o Observador, desta coleção, foram encontradas 93 peças, na Ilha de Lewis, na Escócia, em 1831, mas as circunstâncias da descoberta não são ainda conhecidas. Talhada de marfim de morsa, a coleção é composta por reis e rainhas sentados, bispos, cavalos, torres e peões levantados.

Por encontrar estão ainda cinco peças. Das 93 peças descobertas, 82 moram atualmente no Museu Britânico, em Londres, enquanto 11 ficaram no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

A mais recente descoberta, que impressionou toda a equipa da Sotheby’s, é um carcereiro – o equivalente a uma torre no xadrez atual -, uma pequena figura de um homem de 8,8 centímetros, com uma espada na mão direita e um escudo no lado esquerdo.

Alexander Kader, codiretor de esculturas europeias e obras de arte da leiloeira, nem quis acreditar no que tinha em mãos. “Está um pouco danificada. Falta-lhe o olho esquerdo. Mas com o tempo todo que passou, ganhou um charme de guerreiro cansado.

A peça, guardada durante vários anos pela família, foi preservada cuidadosamente, embrulhada dentro de um pequeno saco. O estado da conservação da peça é um sinal direto do cuidado que a família teve com o objeto – mesmo sem saber o seu valor.

A peça vai ser leiloada pela Sotheby’s, em Londres, a 2 de julho. Nesta data, poderá ser comprada ou emprestada a um museu.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …