Família comprou por 5 libras uma valiosa peça de xadrez que vale 1 milhão

(dr) Sotheby’s

Lewis Warder

Perdida há cerca de 200 anos, uma peça de xadrez de Lewis foi recuperada. O objeto estava guardado numa das gavetas da casa de uma família escocesa, que a comprou por cinco libras. A peça pode agora valer um milhão.

O avô da família, um negociante de antiguidades de Edimburgo, na Escócia, adquiriu a peça de xadrez pelo valor quase insignificante de cinco libras, o equivalente 5,64 euros, em 1964. Na altura, o homem não se apercebeu da importância deste objeto. Ainda assim, a peça de 8,8 centímetros foi passando de geração em geração, sempre guardada no fundo de uma gaveta.

A peça não saía do seio familiar até que, 55 anos depois, um membro da família decidiu vender o objeto através da casa de leilões Sotheby’s, em Londres. Citado pela BBC e sem querer ser identificado, o homem conta que se dirigiu à leiloeira para obter uma avaliação.

“Estava guardada e, quando o meu avô morreu, a minha mãe herdou a peça. Ela gostava do ‘homem de xadrez’ e admirava a sua estranheza. Acreditava que a peça era especial e podia ter um significado mágico”, afirma.

A peça – que é, na verdade, uma relíquia – é considerada um “importante símbolo da civilização europeia”. O objeto faz parte do conjunto Lewis Chessmen, datado do século XII. Segundo o Observador, desta coleção, foram encontradas 93 peças, na Ilha de Lewis, na Escócia, em 1831, mas as circunstâncias da descoberta não são ainda conhecidas. Talhada de marfim de morsa, a coleção é composta por reis e rainhas sentados, bispos, cavalos, torres e peões levantados.

Por encontrar estão ainda cinco peças. Das 93 peças descobertas, 82 moram atualmente no Museu Britânico, em Londres, enquanto 11 ficaram no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

A mais recente descoberta, que impressionou toda a equipa da Sotheby’s, é um carcereiro – o equivalente a uma torre no xadrez atual -, uma pequena figura de um homem de 8,8 centímetros, com uma espada na mão direita e um escudo no lado esquerdo.

Alexander Kader, codiretor de esculturas europeias e obras de arte da leiloeira, nem quis acreditar no que tinha em mãos. “Está um pouco danificada. Falta-lhe o olho esquerdo. Mas com o tempo todo que passou, ganhou um charme de guerreiro cansado.

A peça, guardada durante vários anos pela família, foi preservada cuidadosamente, embrulhada dentro de um pequeno saco. O estado da conservação da peça é um sinal direto do cuidado que a família teve com o objeto – mesmo sem saber o seu valor.

A peça vai ser leiloada pela Sotheby’s, em Londres, a 2 de julho. Nesta data, poderá ser comprada ou emprestada a um museu.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …