/

Família comprou por 5 libras uma valiosa peça de xadrez que vale 1 milhão

(dr) Sotheby’s

Lewis Warder

Perdida há cerca de 200 anos, uma peça de xadrez de Lewis foi recuperada. O objeto estava guardado numa das gavetas da casa de uma família escocesa, que a comprou por cinco libras. A peça pode agora valer um milhão.

O avô da família, um negociante de antiguidades de Edimburgo, na Escócia, adquiriu a peça de xadrez pelo valor quase insignificante de cinco libras, o equivalente 5,64 euros, em 1964. Na altura, o homem não se apercebeu da importância deste objeto. Ainda assim, a peça de 8,8 centímetros foi passando de geração em geração, sempre guardada no fundo de uma gaveta.

A peça não saía do seio familiar até que, 55 anos depois, um membro da família decidiu vender o objeto através da casa de leilões Sotheby’s, em Londres. Citado pela BBC e sem querer ser identificado, o homem conta que se dirigiu à leiloeira para obter uma avaliação.

“Estava guardada e, quando o meu avô morreu, a minha mãe herdou a peça. Ela gostava do ‘homem de xadrez’ e admirava a sua estranheza. Acreditava que a peça era especial e podia ter um significado mágico”, afirma.

A peça – que é, na verdade, uma relíquia – é considerada um “importante símbolo da civilização europeia”. O objeto faz parte do conjunto Lewis Chessmen, datado do século XII. Segundo o Observador, desta coleção, foram encontradas 93 peças, na Ilha de Lewis, na Escócia, em 1831, mas as circunstâncias da descoberta não são ainda conhecidas. Talhada de marfim de morsa, a coleção é composta por reis e rainhas sentados, bispos, cavalos, torres e peões levantados.

Por encontrar estão ainda cinco peças. Das 93 peças descobertas, 82 moram atualmente no Museu Britânico, em Londres, enquanto 11 ficaram no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo.

A mais recente descoberta, que impressionou toda a equipa da Sotheby’s, é um carcereiro – o equivalente a uma torre no xadrez atual -, uma pequena figura de um homem de 8,8 centímetros, com uma espada na mão direita e um escudo no lado esquerdo.

Alexander Kader, codiretor de esculturas europeias e obras de arte da leiloeira, nem quis acreditar no que tinha em mãos. “Está um pouco danificada. Falta-lhe o olho esquerdo. Mas com o tempo todo que passou, ganhou um charme de guerreiro cansado.

A peça, guardada durante vários anos pela família, foi preservada cuidadosamente, embrulhada dentro de um pequeno saco. O estado da conservação da peça é um sinal direto do cuidado que a família teve com o objeto – mesmo sem saber o seu valor.

A peça vai ser leiloada pela Sotheby’s, em Londres, a 2 de julho. Nesta data, poderá ser comprada ou emprestada a um museu.

LM, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.