PCP quer salários a 100% e proibir despedimentos para viabilizar OE Suplementar

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O PCP impôs algumas condições para garantir a viabilização do Orçamento Suplementar na especialidade. Os comunistas querem o pagamento dos salários a 100% e a proibição de despedimentos.

O Orçamento Suplementar foi aprovado, na generalidade, esta quarta-feira. No entanto, o PCP já tem algumas cartas na manga para a discussão na especialidade. Os comunistas querem proibir os despedimentos, pagar salários a 100% e aumentar o número de camas nos cuidados intensivos.

Nesta panorama de pandemia, a prioridade do PCP é a ajuda às famílias, às pequenas empresas e ao reforço dos serviços públicos, realçou a deputada Paula Santos. Além disso, o partido identificou vários apoios para os quais não encontram uma verba correspondente na atual versão do Orçamento Suplementar, escreve o Expresso.

Não só o PCP pede que sejam proibidos todos os despedimentos, como exige a readmissão de todos os trabalhadores que foram despedidos desde 1 de março. Além disso, pedem o pagamento de 100% do salário dos trabalhadores que estão atualmente em lay-off. Os comunistas reforçam que não se pode excluir ninguém.

Para aqueles que não são abrangidos por nenhuma ajuda, o PCP sugere criar um apoio no valor de 438,81 euros. Os comunistas querem também transformar os vínculos de quem foi contratado para respostas temporárias à pandemia em contratos efetivos e reiteram um complemento de salário de 20% aos trabalhadores de serviços essenciais.

O partido liderado por Jerónimo de Sousa quer ainda rever o valor da mensalidade das creches e reforçar as contratações no Serviço Nacional de Saúde. Segundo o Expresso, no âmbito das empresas, o PCP propõe alargar as condições de acesso a ajudas, devolver antecipadamente às empresas mais pequenas os pagamentos especiais por conta e proibir o apoio às que tenham sede fiscal em offshores.

O imbróglio da TAP também não foi esquecido, num tema em que o PCP propõe que se nacionalize a companhia aérea portuguesa. Ainda no mês passado, o PCP formalizou uma proposta que defende que o Estado deve recuperar o controlo da TAP, adotando uma posição maioritária no seu capital e assumindo “todos os direitos sobre a gestão”.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O PCP não quer despedimentos, mas ele pode despedir os seus funcionários, quer a exclusividade só para ele. bem prega Frei Tomas faz o que ele diz não o que ele faz.

    • O nosso dinheiro quando é gerido pelo pcp é bem gerido. Dá para comprar máscaras a preços absurdos a agências de viagens, para contratar uns familiares para mudar umas lâmpadas por 120 mil euros ano… Eles tratam-se bem

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …