PCP critica Governo por não reconhecer Assembleia Constituinte da Venezuela

OEA - OAS / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O PCP criticou, esta quinta-feira, o Governo português por não reconhecer a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela por ser “contrária aos interesses da comunidade portuguesa” e à necessidade de “estabilidade política” no país.

Um dia depois de o Governo ter seguido a opção da União Europeia, de não reconhecer a Constituinte eleita no domingo, o PCP afirmou, em comunicado, que “a segurança da comunidade portuguesa residente na Venezuela implica a condenação das ações desestabilizadoras, terroristas e golpistas”.

Os comunistas portugueses têm apoiado o Governo do Presidente Nicolás Maduro e acusam os EUA e a União Europeia de contribuir “para alimentar atos de ingerência”.

É uma “atitude de respeito pela soberania da Venezuela e da sua ordem constitucional e não a contribuição para alimentar atos de ingerência que, indisfarçadamente a administração norte-americana e a própria União Europeia prosseguem”, que ajudará a “assegurar a normalização da situação” no país, lê-se no comunicado.

Logo na segunda-feira, o PCP saudou o “ato de afirmação democrática” da Venezuela nas eleições de domingo para a Assembleia Constituinte e exigiu que o Governo português tenha uma “atitude de respeito pela soberania” do país.

A União Europeia recusou, na quarta-feira, reconhecer a Assembleia Constituinte eleita no domingo na Venezuela e pediu que a “instalação efetiva” daquele órgão seja suspensa, de acordo com declarações da chefe da diplomacia, Federica Mogherini, em nome dos Estados-membros.

Também na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal, tal como os restantes países da União Europeia, não pode reconhecer a Assembleia Constituinte da Venezuela eleita domingo, a qual classificou de “um passo negativo”.

Convocada a 1 de maio pelo Presidente da Venezuela, a eleição da Assembleia Constituinte decorreu no domingo passado sob uma forte vigilância militar.

Maduro convocou a eleição com o principal objetivo de alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspetos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação, entre outros pontos.

O governo reclama uma taxa de participação de 41% nas eleições, mas a oposição contesta estes números, havendo denuncias de manipulação da votação.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No mínimo estranha, esta posição do PCP.
    Mais estranha ainda a argumentação do respeito pela ordem constitucional venezuelana. Ora que eu saiba, a ordem constitucional era a existente: um Presidente e uma Assembleia legislativa democraticamente eleitos e uma Constituição que agora será completamente subvertida, encaminhado o país no sentido do presidencialismo, senão mesmo da ditadura, sob inspiração cubana.
    Estas posições do PCP são as mesmas do tempo da guerra fria. Não evoluiram e não se adaptaram aos novos tempos. Assim, só pode aspirar à medalha Lenine.

    • nao se pode estranhar a atitude do pc”p”( pela lei deveria ser proibido um partido internacionalista que deve obediencia a uma estrutura fora de portugal tenha a autorizaçao dos tribunais e da lei em usar um nome como portugues!!!!(!se se chega ao disparate de nao se pode usar o nome partido , para designar candidaturas independentes)…!!! mas isto para dizer tambem que este partido marxista comunista internacional com celula em lisboa, tem que apoiar este maduro e este governo de abutres, pois eles tem oferecido bastante dinheiro para sustentar os partidos radicais e comunistas em espanha , grecia , italia e portugal( e natural que estes pcs nao tenham fugido a lei das ofertas)..enquanto os venezuelanos sofrem de privaçoes e fome….os partidos que os apoiam os ditadores, na europa recebem bastantes somas de dinheiro…. segundo a imprensa menos orquestrada pelo sindicato dos jornalistas. ainda nao se sabe as somas que o governo fascista da venezuela destribuiu pelos seus defensores no estrangeiro….mas la chegaremos..ora se o pc apoiou a invasao da checoslovaquia com tanques e tiros, nao tem vergonha nenhuma de apoiar a adulteraçao da democracia por atos ilegais . quem dera a esta escumalha comunista que portugal pudesse tornar se uma venezuela ou cuba.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …