PCP critica Governo por não reconhecer Assembleia Constituinte da Venezuela

OEA - OAS / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O PCP criticou, esta quinta-feira, o Governo português por não reconhecer a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela por ser “contrária aos interesses da comunidade portuguesa” e à necessidade de “estabilidade política” no país.

Um dia depois de o Governo ter seguido a opção da União Europeia, de não reconhecer a Constituinte eleita no domingo, o PCP afirmou, em comunicado, que “a segurança da comunidade portuguesa residente na Venezuela implica a condenação das ações desestabilizadoras, terroristas e golpistas”.

Os comunistas portugueses têm apoiado o Governo do Presidente Nicolás Maduro e acusam os EUA e a União Europeia de contribuir “para alimentar atos de ingerência”.

É uma “atitude de respeito pela soberania da Venezuela e da sua ordem constitucional e não a contribuição para alimentar atos de ingerência que, indisfarçadamente a administração norte-americana e a própria União Europeia prosseguem”, que ajudará a “assegurar a normalização da situação” no país, lê-se no comunicado.

Logo na segunda-feira, o PCP saudou o “ato de afirmação democrática” da Venezuela nas eleições de domingo para a Assembleia Constituinte e exigiu que o Governo português tenha uma “atitude de respeito pela soberania” do país.

A União Europeia recusou, na quarta-feira, reconhecer a Assembleia Constituinte eleita no domingo na Venezuela e pediu que a “instalação efetiva” daquele órgão seja suspensa, de acordo com declarações da chefe da diplomacia, Federica Mogherini, em nome dos Estados-membros.

Também na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal, tal como os restantes países da União Europeia, não pode reconhecer a Assembleia Constituinte da Venezuela eleita domingo, a qual classificou de “um passo negativo”.

Convocada a 1 de maio pelo Presidente da Venezuela, a eleição da Assembleia Constituinte decorreu no domingo passado sob uma forte vigilância militar.

Maduro convocou a eleição com o principal objetivo de alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspetos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação, entre outros pontos.

O governo reclama uma taxa de participação de 41% nas eleições, mas a oposição contesta estes números, havendo denuncias de manipulação da votação.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No mínimo estranha, esta posição do PCP.
    Mais estranha ainda a argumentação do respeito pela ordem constitucional venezuelana. Ora que eu saiba, a ordem constitucional era a existente: um Presidente e uma Assembleia legislativa democraticamente eleitos e uma Constituição que agora será completamente subvertida, encaminhado o país no sentido do presidencialismo, senão mesmo da ditadura, sob inspiração cubana.
    Estas posições do PCP são as mesmas do tempo da guerra fria. Não evoluiram e não se adaptaram aos novos tempos. Assim, só pode aspirar à medalha Lenine.

    • nao se pode estranhar a atitude do pc”p”( pela lei deveria ser proibido um partido internacionalista que deve obediencia a uma estrutura fora de portugal tenha a autorizaçao dos tribunais e da lei em usar um nome como portugues!!!!(!se se chega ao disparate de nao se pode usar o nome partido , para designar candidaturas independentes)…!!! mas isto para dizer tambem que este partido marxista comunista internacional com celula em lisboa, tem que apoiar este maduro e este governo de abutres, pois eles tem oferecido bastante dinheiro para sustentar os partidos radicais e comunistas em espanha , grecia , italia e portugal( e natural que estes pcs nao tenham fugido a lei das ofertas)..enquanto os venezuelanos sofrem de privaçoes e fome….os partidos que os apoiam os ditadores, na europa recebem bastantes somas de dinheiro…. segundo a imprensa menos orquestrada pelo sindicato dos jornalistas. ainda nao se sabe as somas que o governo fascista da venezuela destribuiu pelos seus defensores no estrangeiro….mas la chegaremos..ora se o pc apoiou a invasao da checoslovaquia com tanques e tiros, nao tem vergonha nenhuma de apoiar a adulteraçao da democracia por atos ilegais . quem dera a esta escumalha comunista que portugal pudesse tornar se uma venezuela ou cuba.

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …