Paulo Portas a caminho da TVI

PSD / Flickr

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas

Paulo Portas deixa o Parlamento no fim do mês e estará perto de fechar um acordo com a TVI para um programa de comentário político de que será protagonista.

De acordo com o jornal i, que avança a notícia do contrato iminente com a TVI, o formato não será o modelo clássico “professor Marcelo”, em que comentaria a atualidade interpelado por um jornalista da estação.

Em março, o Diário de Notícias tinha avançado que Paulo Portas estava a negociar um programa de comentário político de autor com a SIC e a TVI, com a duração de 15 a 20 minutos, que pretendia ter convidados de “topo internacional”, ao estilo norte-americano – inspirado no Global Public Square, programa de política internacional e relações externas emitido na CNN.

A saída de Paulo Portas do Parlamento tinha sido anunciada pelo ex-presidente do CDS-PP em simultâneo com o anúncio de que abandonaria a liderança do partido, acto consumado no Congresso de março que elegeu Assunção Cristas líder do partido.

Na altura, Portas afirmou que se iria dedicar a trabalhar em empresas, tendo sido entretanto eleito vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria.

Os outros cargos no âmbito empresarial que deverá ocupar só devem ser anunciados depois da sua saída da Assembleia da República – que deverá concretizar-se até ao fim de maio.

Ontem, o ex-presidente do CDS-PP tinha dito que a sua saída da Assembleia da República “está por dias“, sem querer concretizar a data certa. “Tenho isso tudo combinado com a senhora presidente”, disse ontem à agência Lusa.

Com a saída de Paulo Portas, entra para o grupo parlamentar centrista Filipe Anacoreta, que já tinha assumido o mandato no início da legislatura quando Paulo Portas esteve no Governo de Pedro Passos Coelho que foi derrubado pela maioria de esquerda na Assembleia da República.

Paulo Portas liderava os centristas desde o Congresso de Braga, em 1998, apenas com um interregno de dois anos, durante a presidência de José Ribeiro e Castro (2005-2007).

Eleito deputado pela primeira vez em 1995, quando abandonou a direção do semanário “O Independente”, Portas era, até agora, o líder de um partido há mais tempo no cargo.

No entanto, a saída da liderança do CDS pode não significar uma despedida para sempre da política. O jornal i relembra que foi o próprio Portas a alimentar uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, já sugerida por Pires de Lima e Santana Lopes.

No congresso do CDS em Gondomar, Portas brincou: “Não se preocupem com a pergunta ‘o que é que ele vai fazer daqui a dez anos’. No mundo em que nós vivemos qualquer especulação superior a seis meses é no mínimo atrevimento”.

ZAP

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Aqui vai mais um futuro candidato à presidência. Com o passar do tempo, todos se esquecerão dos submarinos e negócios com universidades privadas. Será que vamos começar pelos comentários de livros…

  2. E que tal assinar um contrato com as prisões nacionais
    e devolver o valor que embolsou com o negocio dos submarinos…
    que cambada de corruptos

  3. Na Alemanha os vendedores de submarinos “do” Paulo Portas já estão acusados de ter oferecido 62 milhões de euros em luvas para convencer os portugueses e os gregos a comprar os luxuosos submarinos. Onde estará tanto dinheiro? No bolso de quem?

    Se os alemães já desvendaram a parte deles, era suposto estar o caminho aberto para apanhar e acusar os portugueses que receberam, não?
    EM PORTUGAL A JUSTIÇA É A MAIOR PROSTITUTA DA SOCIEDADE…..

    • Os alemães não desvendaram nada; esconderam TUDO!!
      Aliás é por isso que este papagaio vai agora para a TVI invés de ir para cadeia!
      Na Alemanha estava muita gente importante envolvida, por isso esconderam tudo e o processo é secreto, logo fecharam completamente a porta à cooperação com a justiça portuguesa!
      .
      .
      Em relação a este parasita covarde e mafioso, invés de estar no parlamento a justificar muitas das asneiradas/burlas que fez, foge para a televisão onde pode dizer o que lhe apetece tentando influenciar os mais distraídos!..
      Em manhosice/mafiosice, está ao nível do M. Mandes da SIC, ou seja: dois canais comentadores nada isentos e com um agenda muito própria…
      É do modo que vejo (ainda menos) a TVI!…
      .
      Para quem não se lembra da “qualidade” desta personagem:
      Paulo Portas quando decidiu que nunca ia ser político…
      https://www.youtube.com/watch?v=oYbvQMO7bC0

  4. O primeiro convidado internacional, podiam ser os gajos da Ferrostal alemã que foram engavetados por causa dos subornos que fizeram a Portugueses e Gregos. E a seguir os responsáveis pela Justiça em Portugal que apesar de saberem de tudo, meteram a cabeça na areia…..

    • Porquê na esquerdola???? Eu não sou de esquerda e não suporte este aproveitador, um homem com um h do mais pequeno que existe, Um homem sem palavra. Irrevogável?????? O que quererá isto dizer para esta peça do Portas

      • Mas “aquilo” não é homem nem mulher mas aquilo que agora querem por nos documentos que pedem o género (Masc. /Fem. /Outro)

  5. Se vai seguir o mesmo percurso do Marcelo, a promover a imagem durante uns anos e depois chega à presidência da república, faço renúncia da nacionalidade.

  6. Só me faltava esta! O Paulinho das feiras vai ser comentador na TVI?!
    Muda-se de canal e pronto. Só voltaremos a ligar quando chegar a noticia de que um Magistrado do Ministério Público arranjou provas para o incriminar na questão dos submarinos, no caso dos pandur, etc.

    É preciso ter lata! Este gajo não presta para nada!

  7. Curioso ninguém ter falado… Ele devia era respeitar os eleitores que o elegeram como deputado e ficar até ao fim do mandato. É típico… Como já não interessa (não é governo) vai-se embora. Será que é uma decisão irregovável?

      • Não exactamente (quase): “Em relação a este parasita covarde e mafioso, invés de estar no parlamento a justificar muitas das asneiradas/burlas que fez, foge para a televisão onde pode dizer o que lhe apetece tentando influenciar os mais distraídos!..”. Refiro-me aos votos que o elegeram, e não há referência disso no seu comentário… Mas estou de acordo com esse comentário.

  8. 3 de Junho de 2016 -RESPONDER

    Bem! eu vou pregar o canal da TVI na Televisão, os outros para mim a partir desse momento podem acabar. BAI BAI … TVI

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …